Ariano Suassuna será sepultado no Cemitério Morada da Paz

000O corpo do escritor Ariano Suassuna, que morreu nessa quarta-feira após sofrer uma parada cardíaca enquanto se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, começou a ser velado no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife, por volta das 23h. Emocionados, familiares e amigos do dramaturgo lotam o hall principal da sede do governo do Estado. Quando chegou ao local, o caixão de Ariano foi carregado pelo governador, João Lyra Neto, pelo ex-governador Eduardo Campos, pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho e por membros de sua família.

Após a chegada do corpo do escritor, uma cerimônia religiosa reservada a familiares foi celebrada pelo frei franciscano Aluísio Fragoso. Comovida com a perda recente, Germana Suassuna, neta de Ariano, leu um texto em que retomou fases importantes da vida do avô, como a perda precoce dos pais e o encontro com a companheira de toda a vida, Zélia Suassuna. Germana também ressaltou a maneira carinhosa com que Ariano tratava a todos com quem se relacionava e afirmou que a família faz questão de manter o costume de se reunir sempre, do jeito que ele gostava.

Após a missa reservada aos familiares e amigos, o velório foi aberto ao público que, mesmo tarde, já começava a chegar para a última despedida ao autor do Auto da Compadecida. Muitos torcedores do Sport, time para o qual Ariano torcia fervorosamente, foram até o Palácio do Governo com camisas do clube. Representantes do teatro pernambucano também não mediram esforços para se despedir de seu mais ilustre defensor. No entorno da Praça da República, flanelinhas estavam cobrando R$ 10 a quem estacionava.

Ariano Suassuna continuará a ser velado até as 15h desta quinta-feira. O enterro do dramaturgo está programado para as 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região metropolitana do Recife. Os pernambucanos Evanildo Bechara e Geraldo Holanda Cavalcanti, membros da Academia Brasileira de Letras, confirmaram presença na despedida do amigo acadêmico.

O escritor estava internado no Real Hospital Português desde a última segunda-feira, quando teve um AVC hemorrágico. Ariano morreu às 17h15, no Real Hospital Português, após uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.

Ariano já tinha sofrido um AVC, mas do tipo isquêmico, que é considerado mais fraco. Já no dia 21 de agosto de 2013, teve um infarto, mas também conseguiu se recuperar.

Nesta quinta-feira (24), o Jornal do Commercio vai publicar uma edição especial na versão impressa para prestar uma homenagem ao escritor.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.