Aulão do Projeto Educação reúne 4 mil alunos em revisão para o Enem
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
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Após cerca de quatro horas dedicadas ao aprendizado, alunos e professores que participaram do Aulão do Projeto Educação, em Arcoverde, neste sábado (30), saíram com novas experiências de vida. Os estudantes puderam obter dicas essenciais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficar mais afiados para a reta final de preparativos, já que a prova acontece em novembro. Por sua vez, os professores também saem renovados, diante da troca de experiências e também do contato direto com tantos alunos. Ao todo, foram 4 mil participantes do aulão do interior deste ano, com jovens de 93 municípios e 116 escolas estaduais.
O evento, que acontece em uma parceria entre a Rede Globo Nordeste e a Secretaria de Educação de Pernambuco, colocou os alunos na estrada, para uma viagem que tinha a finalidade da educação. O momento, entretanto, também foi de encontro de amigos, e de rever os colegas das outras cidades. Além da atenção à resolução de questões, a descontração fez parte.
Da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Floresta, as estudantes Jennifer Xavier, Joana Mércia e Isabela Gomes encontraram as amigas de Arcoverde, Monalisa Oliveira e Suellen de Carvalho, durante o aulão. “Claro que estamos nos preparando, mas é bom conversar com as amigas que estão passando por esse mesmo momento de estresse para lidar melhor”, falou Joana.
Como a finalidade era realmente revisar conteúdos importantes, os olhos ficaram atentos e as apostilas, preenchidas com as anotações. Silvio Saraiva, Robson Luan e Jadson Oliveira, da Erem Panelas, querem cursar engenharia e acharam as dicas de humanas essenciais, porque o atual modelo do Enem pede que o aluno saiba de tudo um pouco. “A gente está estudando para tentar passar no vestibular. E qualquer chance é ótima para aprender ainda mais. Desde o começo do ano que me preparo, mas as revisões são muito importantes também nessa reta final”, disse Silvio.
Se os alunos aprenderam, os professores que deram as aulas também se dizem muito satisfeitos com o projeto. Ricardo Gomes, de história, acredita que o evento pode despertar o interesse dos estudantes. “Muitos alunos que vêm até aqui podem perceber, pela estrutura que eles encontram, que são significantes, que podem buscar algo maior. Então, esses aulões, para mim, funcionam muito a médio e longo prazo. Se ele não passar esse ano, pelo menos está desperto que pode chegar longe”, comentou.
Apesar do pouco tempo disponível por disciplina, os professores escolhem assuntos importantes e questões simples, que possam atentar nos estudantes a importância de estudar. “[As questões] Têm que ser bem selecionadas, porque não podemos perder tempo explicando tudo. Mas posso incentivar a eles buscarem mais em casa”, falou Ricardo Gomes.
A animação, dizem os professores, é a mesma desde o início “Todo ano é diferente, porque a gente se sente mais empolgado. E aqui no interior os alunos se mostram muito envolvidos. É um aquecimento para o aulão que acontece no Recife. Só uma coisa que nunca muda, que é o friozinho na barriga e o nervosismo antes de subir ao palco”, completou Ana Carla de Andrade, professora de espanhol.
Os estudantes das escolas estaduais são transportados através de ônibus disponibilizados pelo governo. Cada escola fica responsável por selecionar seus alunos. “Isso aqui é feito para consolidar o conhecimento e vem cumprindo o seu papel. A gente entende o ensino atual de uma maneira interdisciplinar. Você aprende a todo o momento. Quando está no colégio, mas também quando entrar num ônibus, viaja e chega num espaço com esse. A educação está em todos os cantos e em todas as formas. E aqui é assim que a gente pode oferecer aos alunos”, refletiu o secretário executivo de educação, Paulo Dutra.
Dia de muitos assuntos
O aulão teve início com Fernanda Bérgamo, professora de redação, sempre trazendo assuntos que chamam bastante a atenção dos estudantes. Ela falou das competências para o Enem, como demonstrar o conhecimento interdisciplinar e o respeito aos direitos humanos. Em seguida, foi a vez do professor Vicente Santos, de português. A chave foi a interpretação de texto, essencial para a resolução de qualquer questão das provas.
O terceiro a subir ao palco foi Marcello Menezes, de matemática, que trouxe questões sobre procentagem e probabilidade. Ele lembrou os estudantes que a disciplina é uma das mais importantes para o Enem. Fernando Beltrão, de biologia, conseguiu a atenção dos alunos com assuntos como hormônios e genética.
Na aula de inglês, a dupla formada por Marco Antônio e Otacílio Barreto cantaram a música “Imagine”, de John Lenon, fazendo pedidos de paz aos estudantes e usando a canção em questões onde o assunto “guerra” foi a base para a compreensão. Em espanhol, foi a vez de Carol Bello e Ana Carla Andrade usarem uma música da colombiana Shakira. Com bolas de futebol, as duas lembraram da Copa do Mundo e interpretaram até memes que ficaram conhecidos durante o evento esportivo.
Os professores Lula Couto e Ricardo Gomes, de história, subiram juntos ao palco para falar de movimentos artísticos, Rússia, ditadura militar e Era Vargas. Em geografia, Vinicius Ribeiro e Evandro Costa falaram de inversão térmica e também sobre os conflitos recentes entre Rússia e Ucrânia. Finalizando o aulão, voltam as ciências exatas: Diego Mendonça e Beraldo Santos trataram de lâmpadas e eletricidade, nas questões de física. Gilton Lyra, professor de química, trouxe mais uma vez experimentos ao palco. O biodiesel foi o principal assunto levado aos alunos.
Fonte: G1pe
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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