Aulão do Projeto Educação reúne 4 mil alunos em revisão para o Enem

dsc7055Após cerca de quatro horas dedicadas ao aprendizado, alunos e professores que participaram do Aulão do Projeto Educação, em Arcoverde, neste sábado (30), saíram com novas experiências de vida. Os estudantes puderam obter dicas essenciais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ficar mais afiados para a reta final de preparativos, já que a prova acontece em novembro. Por sua vez, os professores também saem renovados, diante da troca de experiências e também do contato direto com tantos alunos. Ao todo, foram 4 mil participantes do aulão do interior deste ano, com jovens de 93 municípios e 116 escolas estaduais.

O evento, que acontece em uma parceria entre a Rede Globo Nordeste e a Secretaria de Educação de Pernambuco, colocou os alunos na estrada, para uma viagem que tinha a finalidade da educação. O momento, entretanto, também foi de encontro de amigos, e de rever os colegas das outras cidades. Além da atenção à resolução de questões, a descontração fez parte.

Da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Floresta, as estudantes Jennifer Xavier, Joana Mércia e Isabela Gomes encontraram as amigas de Arcoverde, Monalisa Oliveira e Suellen de Carvalho, durante o aulão. “Claro que estamos nos preparando, mas é bom conversar com as amigas que estão passando por esse mesmo momento de estresse para lidar melhor”, falou Joana.

Como a finalidade era realmente revisar conteúdos importantes, os olhos ficaram atentos e as apostilas, preenchidas com as anotações. Silvio Saraiva, Robson Luan e Jadson Oliveira, da Erem Panelas, querem cursar engenharia e acharam as dicas de humanas essenciais, porque o atual modelo do Enem pede que o aluno saiba de tudo um pouco. “A gente está estudando para tentar passar no vestibular. E qualquer chance é ótima para aprender ainda mais. Desde o começo do ano que me preparo,  mas as revisões são muito importantes também nessa reta final”, disse Silvio.

Se os alunos aprenderam, os professores que deram as aulas também se dizem muito satisfeitos com o projeto. Ricardo Gomes, de história, acredita que o evento pode despertar o interesse dos estudantes.  “Muitos alunos que vêm até aqui podem perceber, pela estrutura que eles encontram, que são significantes, que podem buscar algo maior. Então, esses aulões, para mim, funcionam muito a médio e longo prazo. Se ele não passar esse ano, pelo menos está desperto que pode chegar longe”, comentou.

Apesar do pouco tempo disponível por disciplina, os professores escolhem assuntos importantes e questões simples, que possam atentar nos estudantes a importância de estudar. “[As questões] Têm que ser bem selecionadas, porque não podemos perder tempo explicando tudo. Mas posso incentivar a eles buscarem mais em casa”, falou Ricardo Gomes.

A animação, dizem os professores, é a mesma desde o início “Todo ano é diferente, porque a gente se sente mais empolgado. E aqui no interior os alunos se mostram muito envolvidos. É um aquecimento para o aulão que acontece no Recife. Só uma coisa que nunca muda, que é o friozinho na barriga e o nervosismo antes de subir ao palco”, completou Ana Carla de Andrade, professora de espanhol.

Os estudantes das escolas estaduais são transportados através de ônibus disponibilizados pelo governo. Cada escola fica responsável por selecionar seus alunos. “Isso aqui é feito para consolidar o conhecimento e vem cumprindo o seu papel. A gente entende o ensino atual de uma maneira interdisciplinar. Você aprende a todo o momento. Quando está no colégio, mas também quando entrar num ônibus, viaja e chega num espaço com esse. A educação está em todos os cantos e em todas as formas. E aqui é assim que a gente pode oferecer aos alunos”, refletiu o secretário executivo de educação, Paulo Dutra.

Dia de muitos assuntos
O aulão teve início com Fernanda Bérgamo, professora de redação, sempre trazendo assuntos que chamam bastante a atenção dos estudantes. Ela falou das competências para o Enem, como demonstrar o conhecimento interdisciplinar e o respeito aos direitos humanos. Em seguida, foi a vez do professor Vicente Santos, de português. A chave foi a interpretação de texto, essencial para a resolução de qualquer questão das provas.

O terceiro a subir ao palco foi Marcello Menezes, de matemática, que trouxe questões sobre procentagem e probabilidade. Ele lembrou os estudantes que a disciplina é uma das mais importantes para o Enem. Fernando Beltrão, de biologia, conseguiu a atenção dos alunos com assuntos como hormônios e genética.

Na aula de inglês, a dupla formada por Marco Antônio e Otacílio Barreto cantaram a música “Imagine”, de John Lenon, fazendo pedidos de paz aos estudantes e usando a canção em questões onde o assunto “guerra” foi a base para a compreensão. Em espanhol, foi a vez de Carol Bello e Ana Carla Andrade usarem uma música da colombiana Shakira. Com bolas de futebol, as duas lembraram da Copa do Mundo e interpretaram até memes que ficaram conhecidos durante o evento esportivo.

Os professores Lula Couto e Ricardo Gomes, de história, subiram juntos ao palco para falar de movimentos artísticos, Rússia, ditadura militar e Era Vargas. Em geografia, Vinicius Ribeiro e Evandro Costa falaram de inversão térmica e também sobre os conflitos recentes entre Rússia e Ucrânia. Finalizando o aulão, voltam as ciências exatas: Diego Mendonça e Beraldo Santos trataram de lâmpadas e eletricidade, nas questões de física. Gilton Lyra, professor de química, trouxe mais uma vez experimentos ao palco. O biodiesel foi o principal assunto levado aos alunos.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.