Brasil e Estados Unidos se aproximam de acordo sobre contencioso do algodão

poOs ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Agricultura, Neri Geller, viajaram hoje (30) para Washington, nos Estados Unidos (EUA), e amanhã (1º) eles se reunirão com o representante norte-americano de Comércio, Michael Froman. De acordo com a assessoria do Ministério da Agricultura, o motivo da viagem é a negociação, já em fase avançada, de um acordo para encerrar a disputa comercial ganha pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios pagos pelo governo norte-americano a seus produtores de algodão.

O governo brasileiro não forneceu detalhes da negociação, e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que custeou o processo movido contra os EUA na OMC, informou que sua diretoria está em missão na Ásia e aguarda informações dos representantes do governo brasileiro para se pronunciar sobre o possível acordo.

Em 2009, após sete anos da primeira consulta do Brasil à OMC e constatado que os subsídios norte-americanos foram danosos aos agricultores brasileiros, o organismo internacional deu ao país o direito de retaliar comercialmente os EUA em até US$ 829 milhões. Como a retaliação poderia trazer consequências negativas, e os algodoeiros, que levaram a causa adiante, não seriam diretamente beneficiados, foi aceito um acordo no qual os EUA pagariam, anualmente US$ 147,3 milhões ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), criado para gerir os recursos.

Em outubro de 2013, no entanto, o pagamento foi suspenso, por ter sido aprovada pelo Congresso norte-americano uma nova lei agrícola (Farm Bill). A nova legislação, no entanto, manteve o pagamento de subsídios, desrespeitando as regras comerciais internacionais. Por isso, analistas que acompanham o caso estimam que o acordo deve prever o pagamento de um montante em dinheiro para que o Brasil não acione novamente a OMC até 2018, quando será aprovada a próxima Farm Bill. Para a Abrapa, a vantagem seria não levar quase uma década para que um novo contencioso tenha desfecho, como aconteceu da primeira vez.

Caso seja fechado um acordo, será o primeiro ato concreto de reaproximação dos governos brasileiro e norte-americano desde o escândalo de espionagem denunciado no ano passado, que levou a presidenta Dilma Rousseff a cancelar uma visita de Estado que faria a Washington. Na semana passada, o chanceler Figueiredo se reuniria com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, mas o encontro também foi cancelado.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.