Cristo Redentor fica laranja para alertar sobre desaparecimento de pessoas

poNesta quarta-feira (10), o Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, está iluminado com a cor laranja, para marcar a criação do Dia de Alerta contra o Tráfico de Pessoas e pelos Desaparecidos e lançamento do site aplicativo BIAmap (busca imediata alerta).

De acordo com o presidente do BIAmap, Arnaldo Gesuele, a ferramenta, criada em outubro do ano passado e testada com o nome de BIA/meufilhosumiu, parte agora para a ação, contando com a ajuda de toda a sociedade para localizar as pessoas desaparecidas.

Segundo ele, “o map vem para dar a tonalidade de que as pessoas são os mapas. Quando ela baixa o aplicativo se torna um agente social. Esse é um crime de mobilidade, ágil, não tem prova, em cinco horas a pessoa pode estar em outra cidade, em sete dias pode ter desaparecido do Brasil. Cada vez que uma pessoa desaparece, tem um boletim de ocorrência, a gente solta um alerta. A pessoa recebe uma foto, o nome, local onde desapareceu. A pessoa só precisa olhar para o lado para ver se reconhece a pessoa da foto. Imagina milhões de pessoas fazendo isso nas primeiras duas horas. Isso cria um volume de localizações, e as denúncias vêm de forma veloz para ajudar o trabalho da polícia”.Gesuele explica que o sistema vem auxiliar a Lei de Busca Imediata, de 2005, segundo a qual no momento em que se faz o boletim de ocorrência do desaparecimento, a delegacia é obrigada a notificar todas as saídas de fronteira, como aeroportos e rodovias. Mas, de acordo com ele, o Brasil não tem tecnologia para isso.

“O cadastro de desaparecimento não é completo, é inoperante, o cadastro de nascimento é incompleto, o de óbito é incompleto. Não tem nada. Para poder trabalhar esse crime tem que ter tecnologias para fazer o mapeamento. Nos EUA tem os cadastros, e vão reduzindo as possibilidades até chegar aos suspeitos. Quando chega em 30 dias, um alerta que vai para todas as mídias, aeroportos, todo mundo tem que parar o que está fazendo e olhar para o lado. A nossa ferramenta é o contrário, vem primeiro o alerta, numa parceria que a gente está estreitando com as delegacias de polícia”, acrescentou.

A ideia é que o sistema seja implantado nas delegacias que registram os desaparecimentos, com pessoas capacitadas para inserir os dados, mas qualquer pessoa pode fazer isso direto no site http://www.biamap.com.br/ depois de registrar o boletim de ocorrência. A estimativa é que existam cerca de 40 milhões de pessoas desaparecidas no mundo – 250 mil no Brasil.

Também vai começar a funcionar em breve, no Rio de Janeiro, a Delegacia de Descobertas de Paradeiro, na Cidade da Polícia, em Manguinhos, zona norte da cidade. O decreto de criação foi assinado na semana passada, e a unidade vai funcionar ininterruptamente. Hoje, esse tipo de investigação é feito pela Seção de Descoberta de Paradeiro, vinculada à Divisão de Homicídios. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, o estado tem 329 pessoas desaparecidas.

Será implantado ainda o Disque-Desaparecidos, no telefone 197, para receber informações sobre o paradeiro das pessoas. Quem ligar não precisa se identificar. As delegacias distritais vão continuar fazendo os registros de desaparecimento, e as informações serão repassadas automaticamente para a delegacia especializada.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.