Depoimento de Graça Foster no Senado divide opiniões na Câmara

5Repetindo a polarização demonstrada na audiência pública com a presidente da Petrobras, Graça Foster, no Senado, os deputados se dividiram entre aqueles que cobram mais explicações e uma investigação profunda envolvendo os negócios da empresa petrolífera e os que consideram que as dúvidas sobre a legitimidade da administração têm interesse eleitoral.

A oposição acredita que a executiva não respondeu concretamente às questões e buscou apenas defender os responsáveis pelas decisões tomadas na Petrobras. O líder do Democratas, deputado Mendonça Filho (PE), afirmou que o depoimento reforçou a necessidade de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) porque a própria Graça Foster reconheceu que a aquisição da refinaria de Pasadena foi um mau negócio. A refinaria foi comprada pela estatal em 2006, e está no centro dos questionamentos da oposição à Petrobras.

“A gente sabe que Pasadena é apenas um caso no meio de vários outros suspeitos de irregularidades, de desvios e de corrupção envolvendo a Petrobras, que é patrimônio de todo povo brasileiro”, afirmou Mendonça Filho.

O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) falou em cortina de fumaça. “Ela tergiversou muito em relação às questões de ordem política ou de responsabilização do conselho [de administração da empresa], principalmente da presidente Dilma, ou dela própria. E caiu muito pra uma discussão técnica. Na verdade, o que me parece é uma cortina de fumaça para tentar evitar a CPI”, disse Macris.

A presidente Dilma Rousseff era presidente do conselho da empresa na época em que a refinaria foi comprada e votou a favor do negócio.

Mesmo fazendo parte da base do governo, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) também acredita que é preciso uma CPI para esclarecer contradições surgidas dos depoimentos dos diversos envolvidos na administração da Petrobras. “Na questão de responsabilidade, tem uma contradição insolúvel. O ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, diz que foi um bom negócio a compra de Pasadena. E a presidente Graça Foster, diz que foi um mau negócio. Alguém não está falando sério ali”, afirmou Terra.

Interesse eleitoral

Já o deputado Henrique Fontana (PT-RS) atribui a interesse eleitoral os questionamentos sobre a Petrobras. Ele disse que se há preocupação em investigar, isso deve ser feito pelos órgãos responsáveis (Ministério Público, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União). “Nós temos uma empresa que deve ser preservada, protegida e não atacada do jeito que vem sendo atacada, num interesse pré-eleitoral da oposição ao nosso governo”, disse.

O líder do PT, deputado Vicentinho (SP), acredita que o depoimento de Graça Foster vai municiar o partido para discutir o tema. “Achei que ela foi muito sincera e até ali ninguém ousou dizer que se trata de denúncia de corrupção. As explicações foram muito bem dadas, vai ajudar a debatermos com a sociedade”, acredita o deputado.

As discussões sobre a administração da Petrobras prosseguem nessa quarta-feira com audiência pública com o diretor da empresa Nestor Cerveró. Ele falará também sobre o caso Pasadena em audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.