Diario lança série de reportagens sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa

poDoença silenciosa e perigosa, o câncer de mama tem taxas de cura acima dos 90% em estágio inicial. Mesmo assim é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Anualmente, são mais de 12 mil óbitos pela doença, contabiliza o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Neste ano, só em Pernambuco, serão cerca de 2,5 mil novos casos. Começa o Outubro Rosa, um alerta mundial para lembrar a luta das mulheres diagnosticadas e fortalecer as ações detecção precoce. O Diario também se vestiu de rosa e inicia uma série de reportagens, que serão veiculadas toda quarta-feira, sobre o tema.

O maior desafio da vida de Janine Nascimento, de 44 anos, chegou antes dos 30, da forma mais silenciosa possível e em etapas. Ao procurar um médico por causa de um acidente doméstico, ela descobriu um câncer no seio direito. Ergueu a cabeça e foi à luta. Quando estava prestes a receber alta, foi diagnosticada com câncer na mama esquerda. Iniciou novamente o tratamento, venceu e há oito anos ajuda outras mulheres a traçar o mesmo caminho de cura.

Janine é voluntária no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). A unidade tem 10 mastologistas, 15 oncologistas clínicos e quatro residentes para atender portadoras de câncer de mama. Uma rede de 168 voluntários se junta a esse corpo técnico para elevar a autoestima das mulheres e ajudá-las a superar o tratamento quimioterápico e radioterápico que, por vezes, pode incluir a queda de cabelo e a retirada da mama. Dos 168 voluntários, 50 são ex-portadoras de câncer de mama que, assim como Janine, optaram por levar o exemplo de vida para a história de outras diagnosticadas.

“Não é simples passar por essa situação e as voluntárias dão força na hora do abatimento. Mostram o poder da mente da mulher na reação, para além da questão da medicina”, explica a presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Pernambuco, Maria da Paz Azevedo Silva.

Antes mesmo de sair vitoriosa da segunda batalha, Janine decidiu participar do corpo de voluntariados do HCP. “É uma palavra que a gente não quer escutar. Nunca pensamos que vai acontecer consoco. Mas o câncer não vem para a morte, sim para a vida”, ressalta.

Janine viu o cabelo cair duas vezes e fez reconstrução das mamas. Durante todo o período de tratamento, ao qual ela julga como “terrível”, teve o apoio das voluntárias. Sem perceber, foi inserida em um “círculo vicioso” do bem. “Sentia vontade de ajudar como fui ajudada.”

As ex-portadoras de câncer de mama trabalham tanto com cuidados paliativos, na enfermaria São Lucas do HCP, quanto com a distribuição de perucas, lenços, próteses e material de higiene para os pacientes. Hoje, elas fazem ação com apresentação de banda e teatro para os pacientes em tratamento, como abertura do Outubro Rosa.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.