Equipe de Paulo Câmara: um time para ganhar

poDuas leituras se sobressaem ao se examinar o secretariado do governador Paulo Câmara, anunciado ontem: o bom exercício da hegemonia política e a qualidade do time escolhido.

No exercício do poder, frequentemente se pratica a hegemonia do modo distorcido, excessivamente centrado em supostos interesses próprios da força política preponderante. Um atalho para o auto-isolamento de consequências futuras nefastas.

Partidos e grupos sociais influentes se unem em torno de um programa construído conjuntamente e submetido ao crivo do eleitor. Ou seja, forma-se um consenso a respeito da obra política e administrativa a realizar, sob o comando do governante e do partido a que pertence.

Ora, numa conjugação de forças ampla e diversificada, vencedora na pugna eleitoral, quanto mais enfática a preservação da amplitude, mais eficiente será a liderança da corrente política que se sobressai. Mais: é sempre de bom alvitre alargagar mais ainda a base política e social de um governo, sobretudo no seu nascedouro, sem que isso signifique perda de conteúdo programático.

Do contrário, a exacerbação do matiz próprio do partido hegemônico em postos de primeiro escalão converte-se, invariavelmente, em meio caminho para a perda futura da hegemonia conquistada.

O governador Paulo Câmara deu uma demonstração de descortino e competência política na montagem do seu secretariado. No conteúdo – acentuando amplitude e pluralidade (inclusive com saudável implicação sobre a composição da bancada federal de Pernambuco), sem obscurecer o traço saliente do seu próprio partido em funções caracterizadas como nucleares da gestão. E no método: poucas vezes se terá transitado nesse tipo de engenharia política com tão pouco espaço a especulações inadequadas.

Demais, o primeiro escalão do governo é formado por quadros competentes, com experiência acumulada, tanto na esfera administrativa como na luta política.

O desafio desse time, sob o comando de Paulo Câmara, tem sentido estratégico. Trata-se de continuar e atualizar o legado de Eduardo Campos, que em dois governos consecutivos foi capaz de construir, juntamente com o governo federal, as bases para um novo ciclo de desenvolvimento do estado.

Desafio que exige muito em eficiência administrativa – seara onde o governador eleito já foi testado e aprovado; e, sobretudo, maturidade e habilidade política – que Paulo Câmara revelou na campanha eleitoral e agora confirma em seus primeiros passos como governante.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.