Estados-sede da Copa receberam 270 mil estrangeiros até 13 de junho

00Entre 1º e 13 de junho, 270 mil estrangeiros desembarcaram nos estados das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, segundo dados daPolícia Federal  fornecidos ao G1. Considerando todos os destinos do país, foram 281,7 mil turistas, sendo a nacionalidade mais comum a americana, com 31,6 mil pessoas.

A Copa do Mundo começou no dia 12 de junho, com abertura na Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. Como consequência, o estado paulista foi o que recebeu mais turistas nas primeiras duas semanas de junho: 133,6 mil. Ele é seguido por Rio de Janeiro (57,2 mil), Paraná (20,9 mil), Rio Grande do Sul (18,6 mil) e Bahia (11 mil). Além dos americanos, os argentinos também se destacam entre os turistas da Copa, com 30,9 mil. Outros três países latinos dão continuidade ao ranking: Colômbia (22 mil), Chile (18,6 mil) e México (16,6 mil).  Os ingleses, cuja seleção foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo, também marcaram presença. Estão em 6º lugar na lista, com 14,2 mil representantes.

Como os dados da Polícia Federal não consideram os turistas que chegaram após o dia 13, os números já devem ter aumentado bastante desde então. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura espera que a cidade receba mais de 390 mil visitantes de todas as nacionalidades – incluindo a brasileira – durante o Mundial.

Proximidade com a Copa
O número de turistas registrados pela Polícia Federal aumentou bastante a medida em que a abertura da Copa se aproximava. No dia 1º, apenas 10 mil estrangeiros entraram no país. Já no dia 12, foram 40,3 mil – uma elevação de 300,9%.

No dia da abertura, mesmo faltando 3 dias para a primeira partida na cidade, Porto Alegre já estava tomada de turistas de diversas nacionalidades. O holandês Tim de Rooij aproveitou os dias sem jogo para conhecer pontos turísticos da cidade com o amigo colombiano José Lozano.

Rooij estava na expectativa de ver a Holanda jogar contra a Austrália no dia 18 na cidade, mas, como a maioria dos turistas da Copa, já estava com passagens compradas para as demais cidades-sede para conferir outras partidas da Copa.

Com o vai-e-vem dos turistas, a previsão é que 83 mil estrangeiros passem pela cidade até o dia 30 deste mês, data do último jogo da Copa do Beira-Rio.

Maioria masculina
Também chama a atenção entre os dados da Polícia Federal que, dos turistas que entraram no Brasil nos primeiros 13 dias de junho, 77,1% eram homens.

Esta proporção foi reproduzida em Salvador nos primeiros dias da Copa. Segundo levantamento do governo, o público que foi acompanhar os jogos na Arena Fonte Nova era majoritariamente masculino, totalizando 71% do total.

Em São Paulo, a predominância do sexo masculino entre os turistas da Copa também pode ser constatado em uma pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris) na Vila Madalena, bairro boêmio na Zona Oeste da cidade. Com 849 entrevistas feitas entre os dias 12 e 18 de junho, o levantamento mostrou que o perfil médio do torcedor é formado por homens, entre 25 e 39 anos, com superior completo.

A Vila Madalena, aliás, é o principal destino dos turistas que vão à capital paulista para ver os jogos, segundo a SPTuris. O bairro vira uma espécie de “micareta” pós-jogo, em que os estrangeiros são celebridades entre as mulheres.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.