Exames físicos em provas de concurso público exigem preparação especial do candidato

POÉ consenso afirmar que para ser aprovado em concurso público é necessário esforço, mas algumas seleções exigem isso de forma literal. Muito além do conhecimento teórico (provas objetivas ou discursivas), seleções como a da Polícia Federal (PF) exigem exame de aptidão física. O certame está com inscrições abertas para o preenchimento de 600 vagas para o cargo de agente até este domingo e, dentre as exigências para a aprovação, será necessário enfrentar e ter bom desempenho nos testes de barra fixa, de impulsão horizontal (salto), de natação (50 metros) e de corrida (12 minutos). O período de aplicação dessas avaliações está previsto para os dias 20 a 24 de fevereiro de 2015.

Apesar do intervalo de quatro meses, considerar o tempo suficiente é relativo. “Se o candidato já levar uma vida ativa, praticando esportes e frequentando a academia, tudo bem. Mas se for uma pessoa que nunca praticou nada, a dedicação terá de ser muito maior, pois os exercícios exigem força muscular, que não se desenvolve da noite para o dia. É um processo que requer tempo para desenvolver o sistema fisiológico”, observa o educador físico Cassiano Vasconcelos. Ele afirma que o ideal é começar a se exercitar três meses antes do lançamento do edital e que, apesar da melhora ao condicionamento físico, o treinamento deve estar voltado para os índices do concurso.

Os testes mais difíceis serão natação e corrida, na avaliação do educador. “São atividades que exigem a movimentação de praticamente todos os músculos, o que requer resistência e força maiores, tanto muscular quanto cardiovascular”, avalia, lembrando que, quanto à corrida, é importante adotar uma técnica capaz de gastar menos energia e de possibilitar uma pisada correta.

“No salto, a exigência maior será sobre a musculatura dos membros inferiores. Já a barra eu considero a vilã, pois o candidato terá de suspender o peso do próprio corpo. Nesse teste, a exigência maior será sobre os músculos superiores, especialmente das costas e dos bíceps”, diz, afirmando que é o teste que mais costuma reprovar os candidatos.

O tempo de treinamento para cada teste dependerá da condição física do candidato. A recomendação é fazer uma avaliação física para saber a força dos músculos. “Pode sair na frente quem já tem uma alta resistência muscular inata”, acrescenta o educador.

MORTES – Natural de Caruaru, Adriano Serafim, 33 anos, morreu enquanto realizava a prova de condicionamento físico para o cargo de agente de segurança penitenciária, no dia 4 de setembro, em Belo Horizonte. Ele chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste já sem vida. No dia 10 do mesmo mês, o advogado Alessandro Oliveira dos Santos, 30, desmaiou durante um teste de corrida para o cargo de delegado da Polícia Civil de Palmas, no Tocantins. Ele foi encaminhado para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Dois dias depois, Alessandro faleceu após complicações respiratórias.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.