Exportações de frutas no Vale do São Francisco sofrem queda em 2014

Exportação de frutas no Vale do São Francisco sofre redução (Foto: Amanda Franco / G1)
Exportação de frutas no Vale do São Francisco sofre
redução (Foto: Amanda Franco / G1)

Produtores de Vale do São Francisco fizeram um balanço das exportações registradas no ano de 2014. Mesmo contabilizando preços satisfatórios, os números informam que o volume exportado diminuiu. Em 2013, a região exportou aproximadamente 43 mil toneladas de frutas, este ano não deve ultrapassar 30 mil toneladas.

Na propriedade do produtor rural, José Lóio Arcoverde, o trabalho em 2014 já terminou. Ele colheu 400 toneladas de uva este ano e 40% desse total foi exportado com um preço maior. A variedade crimson aumentou o preço vendido aos compradores europeus. O quilo passou de R$ 5 para R$ 7. “A partir da segunda quinzena de outubro houve uma sensível melhora na produção em outros países e uma melhoria no valor do dólar, que apesar de ainda estar baixo, houve uma grande melhora”, explica José Lóio.

Mesmo com o aumento nos preços pagos pelos mercados internacionais, o volume de frutas que foram exportadas caíram. Em algumas plantações, números ficaram abaixo da quantidade enviada no ano passado.

De acordo com o gerente de cooperativa, Alysson Barbosa, que representa 22 agricultores da região do Vale do São Francisco e que juntos eles produzem uva em 300 hectares. Parte do que é colhido vai para os Estados Unidos e para a Europa. Mesmo com tantos parreirais a cooperativa teve o pior índice de exportação dos últimos tempos. “A gente chegou a ter queda de 60% em relação à produção. De um modo geral, a cooperativa deve ter uma queda de 50% do volume com relação ao ano passado, principalmente devido à baixa produtividade”, destaca Alysson.

Segundo o representante da Câmara de Fruticultura do Vale do São Francisco, Edis Matsumoto, a maioria dos fruticultores reclamam da queda na produção. “A produtividade foi afetada pela falta de cacho. A fertilidade da planta não foi boa por conta do clima do ciclo anterior que definiu a fertilidade. Então, a gente teve uma produção média e quebra até de 60% em algumas fazendas por falta de cachos”, justificou Edis.

Fonte: G1 Petrolina

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.