Ministro determina investigação de juízes que paralisaram ações

1O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, corregedor-geral do Conselho da Justiça Federal, assinou nesta terça-feira (14) portaria que determina às corregedorias regionais da Justiça Federal que investiguem denúncia de que juízes estariam se recusando a julgar ações para pressionar por aumentos salariais. O documento será publicado nesta quarta (15) no “Diário da Justiça Federal”.

De acordo com reportagem do jornal “Folha de S.Paulo”, cinco juízes federais de pelo menos três estados decidiram deixar de analisar processos que não pertencem a seu acervo primário, ou seja, que seriam distribuídos a um juiz substituto que ainda não foi nomeado.

Conforme a publicação, os magistrados seguiram orientação da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para suspender a tramitação dessas ações. O G1 deixou recado no celular do presidente da Ajufe, César Bochenek, que não retornou até a publicação desta reportagem.

Em dez decisões a que o jornal teve acesso, os juízes argumentam que não são obrigados a trabalhar sem retribuição adequada e criticam a presidente Dilma Rousseff por efetuar “cortes no Orçamento” e vetar o adicional por acúmulo de função, que hoje é concedido a membros do Ministério Público Federal.

Na portaria assinada nesta terça, Humberto Martins afirma que a “omissão” dos juízes “afronta o Estado Democrático de Direito e os princípios da magistratura”. “Os corregedores estaduais devem apurar, de imediato, se magistrados estão deixando de dar regular andamento a processos que não pertencem a seu acervo, mas que neles deveriam atuar”, determinou.

Sindicância
Conforme a decisão do ministro, se for constatada a “conduta omissiva”, a corregedoria deverá abrir sindicância para investigar a responsabilidade do juiz. O procedimento pode resultar em punição, como advertência e suspensão. Humberto Martins também exige que as corregedorias enviem ao Conselho da Justiça Federal relatório em 15 dias especificando as providências adotadas.

Segundo o ministro, os magistrados “não são donos do poder”, e não têm, portanto, direito de deixar de decidir processo judiciais. “O dono do poder é o cidadão. Não podemos permitir que a cidadania seja prejudicada por magistrados que não querem cumprir seu dever constitucional de julgar”. Além dos procedimentos da portaria, o corregedor-geral convocou uma reunião com dirigentes da Ajufe para as 18h30 desta terça. O objetivo será enfatizar que a conduta de paralisar ações não pode ser tolerada.

Ao chegar à sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes criticou a postura dos juízes federais de deixar de julgar ações para pressionar por reajustes. Para o ministro, é preciso haver “uma conversa de adultos” sobre a defasagem salarial dos magistrados.

“Isso não faz sentido, assim como não faz sentido greve. Mas é preciso que haja uma conversa de adultos. [A paralisação de ações] é uma iniciativa isolada que deve ser prontamente reparada pela corregedoria. As corregedorias locais, a corregedoria da Justiça Federal, o próprio CNJ, se for o caso, devem atuar”, afirmou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.