O desafio do vestibular seriado

download (6)Atenção adolescentes que estão começando o ensino médio. Se a ideia é cursar universidade pública no Estado, não deixem de participar do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), cujas inscrições estão abertas. A partir do próximo ano, metade das vagas da instituição será destinada a esse modelo de ingresso (atualmente são 40%). Como o estudante só concorre às vagas depois de três anos, pois faz três avaliações, o acréscimo vai beneficiar justamente os alunos que agora em 2014 cursam o 1º ou o 2º ano da última etapa da educação básica.

É o caso de Luiz Felipe Santos Oliveira, 15 anos, aluno do 1º ano do Colégio Santa Maria, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Com a migração do ensino fundamental para o médio, o ritmo de estudos na escola aumentou porque um dos objetivos é preparar os alunos para o seriado. As provas começaram a ser diárias e Luiz sentiu dificuldade. Percebeu isso quando ficou em recuperação em redação.

Para melhorar as notas, a mãe do estudante, Maria do Socorro Oliveira, decidiu matriculá-lo em um cursinho pré-vestibular. “Achava que só no 2º ano haveria necessidade de colocá-lo no cursinho. Luiz tem mais de uma prova por dia. Por isso não estuda mais de véspera, tem que estar diariamente estudando”, conta Maria do Socorro. “Acho que vai ser legal porque vai me ajudar na escola e no seriado”, comenta o adolescente, que desde a semana passada é aluno do Centro de Estudos Fernandinho e Companhia. Ele pretende cursar engenharia civil.

A UPE é a única instituição de ensino superior de Pernambuco a adotar o exame seriado, implantado em 2008. Este ano serão 1.386 vagas para o SSA. Se no próximo ano for mantida a mesma quantidade das atuais vagas na UPE, o SSA vai ganhar mais 344 vagas, totalizando 1.730.

As outras 1.730 (50%) serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Para participar do Sisu, qualquer estudante do Brasil precisa apenas fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tendência, portanto, é que a concorrência para metade das vagas da UPE aumente.

DESEMPENHO

Uma das vantagens do modelo seriado é que o candidato só precisa estudar os assuntos referentes à série que cursou, facilitando a preparação para as provas. Para as escolas, o SSA permite o acompanhamento do desempenho dos seus alunos, proporcionando que as unidades também identifiquem onde há lacunas no aprendizado. As notas dos dois primeiros anos equivalem, cada uma, a 30% da média final, enquanto a do 3º ano resulta em 40% do resultado.

“Informamos a nota do estudante em cada uma das disciplinas e no conjunto delas. Dessa forma, o aluno tem seu desempenho por matéria. No ano seguinte, saberá direcionar melhor o estudo. Se tirou nota baixa em física, por exemplo, poderá intensificar a preparação na disciplina. Se foi o contrário, tirou uma nota alta poderá investir em outras matérias”, destaca o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.

Diretor do Colégio Motivo, também em Boa Viagem, Eduardo Belo diz que os alunos estão mais responsáveis depois da implantação do seriado. “Eles começam a sentir a responsabilidade de ter uma boa nota já no 1º ano”, observa Eduardo Belo, que a partir deste ano vai implantar, na correção das avaliações da escola, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma usada no Enem.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.