Pernambuco passa por momento propício a uma epidemia de dengue

PODe janeiro ao início deste mês, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou 104 casos de dengue com agravamento, que se manifesta pela febre alta de início abrupto, vômitos persistentes, dores abdominais e alteração de exames laboratoriais. Esse tipo da doença pode apresentar ou não hemorragia. Do total de notificados, 84 foram confirmados – 20 casos a mais em comparação ao mesmo período de 2013, em um aumento de 31%.

“Estamos vivendo um momento propício a uma epidemia de dengue no Estado. Já antecipamos um plano de contingência da doença, que deve ser concluído até o dia 28”, diz a coordenadora do Programa de Prevenção à Dengue, Febre Amarela e Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes.

Para um melhor acompanhamento dos casos, o Ministério da Saúde passou a adotar uma nova na nomenclatura desde o começo deste ano. Antes, eram três: dengue com complicação, síndrome do choque e febre hemorrágica. Agora, há duas classificações: dengue grave e dengue com sinais de alarme, ambas com possibilidade de ter ou não hemorragia. “Ainda precisamos voltar a atenção, no entanto, para a dengue clássica, que se manifesta pela febre, dor muscular e cefaleia, mas sem a presença de manchas avermelhadas no corpo. Como os sintomas são comuns a outras doenças, desconfiamos que esse tipo de dengue esteja subnotificado no Estado”, alerta Claudenice. 

Ela ressalta que, por Pernambuco ter em circulação os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), existe um alto risco de o Estado passar por uma epidemia das formas graves da doença. “Os sorotipos DENV-2 e DENV-3 são os mais agressivos. Além disso, pessoas que já passaram por um episódio de dengue estão sujeitas a ter a forma mais crítica. Por isso, vamos intensificar as ações nos próximos dias, especialmente para deixar em alerta os profissionais de saúde”, acrescenta.

No Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), área central do Recife e referência no acompanhamento dos casos em que há hemorragia, não foi registrado internamento pela doença neste mês. “A maioria das pessoas com os sintomas consegue ser bem atendida nas unidades de pronto atendimento. Só recebemos os casos extremamente graves”, diz o médico infectologista Luciano Arraes. Ele ressalta que o período mais crítico, em que o hospital acompanha os pacientes com sintomas mais graves, vai de novembro a fevereiro.

A fase atual, segundo o médico, é de proliferação do mosquito. Por isso, medidas preventivas devem ser adotadas, como o combate de focos de acúmulo de água – locais propícios para criação dos transmissores. E mais: é importante ficar atentos aos sintomas além da febre. “Podem aparecer dor abdominal, queda da pressão arterial, escurecimento da vista e crises intensas de vômito. Nesses casos, é preciso procurar atendimento imediato para evitar maiores complicações”, frisa Luciano.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.