Projeto em PE propõe reflexão sobre lixo, utilizando arte e tecnologia

poO crescimento da população das cidades e do consumo vem sendo acompanhado pelo aumento também da produção de lixo, geralmente com descarte inadequado. Para preservar os recursos renováveis do nosso planeta, é preciso repensar o lixo e a relação das pessoas com ele. Esse é o objetivo do projeto Relix, que leva para escolas e empresas de Pernambuco a reflexão sobre o tema, através de uma peça. O projeto também lança um aplicativo que localiza o catador de lixo recliclável mais próximo, e pretende doar bicicletas adaptadas para cooperativas de catadores.

A estreia do espetáculo foi nesta terça-feira (16), no Ginásio Pernambucano, escola de referência na região central do Recife. Até o dia 30 de novembro, serão 150 apresentações, divididas entre indústrias e 65 escolas da Região Metropolitana do Recife, que já estão engajadas no programa de reciclagem. “O Relix vem com a história do repita. A gente compreende que não é somente com o poder público e com a indústria que vai resolver esse problema do lixo. Se a gente não pega toda a cadeia de cidadania, não consegue resolver”, aponta a idealizadora do projeto, Lina Rosa.

Uma pesquisa recente da ONG Footprint Network aponta que, em agosto deste ano, a humanidade esgotou os recursos do planeta previstos para todo o ano de 2014. Se no mundo a situação do consumo é complicada, no Recife não é diferente: é a sétima capital brasileira com maior geração de lixo, com uma média diária de 1,290 quilos por habitante. Por dia, 119 toneladas acima da média nacional.

Além de conscientizar a população, o projeto busca trazer todos para atuarem junto ao poder público no que se refere à gestão de resíduos.“O desafio é muito grande, o estado de Pernambuco precisa de 54 aterros sanitários para dar conta de responder à política nacional de resíduos sólidos. O Relix surge numa perspectiva de trabalhar essa linha de apoio aos catadores, envolvendo a comunidade escolar e os trabalhadores”, aponta o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Cavalcanti.

A peça traz elementos do teatro de objetos e de bonecos, interagindo com os atores para apresentar a temática. Inspirada em super heróis, o espetáculo traz a luta dos cinco ‘R’ contra o temível dragão do lixo. “A gente entende que a arte é um meio de transformação muito bacana e por isso a gente utiliza o teatro físico, formas animadas e objetos, com direção do Oswaldo Gabrielli, que já ganhou diversos prêmios”, conta Lina Rosa.

Após a peça, é distribuída uma cartilha que traz tanto o tema discutido, como orientações para facilitar que estudantes e trabalhadores sejam multiplicadores do conteúdo. Alguns estudantes admitem que a tarefa não é fácil. “As pessoas já têm o costume de jogar o lixo no chão desde pequenas. É difícil mudar, mas o que é certo, a gente tem que fazer”, afirma Cláudia Caroline, aluna do 3º ano do Ginásio Pernambucano.

Em dias de chuva, o lixo jogado no chão é levado para galerias e acaba entupindo, fazendo com que uma psicina se forma diante da escola. “Eu mesma jogo lixo no chão às vezes, sei que não devia”, admite a esttudante Kamilla Albuquerque. “Fica impossível de entrar, mas a culpa é nossa também”, concorda Waleska Alves.

Aplicativo
A peça propõe repensar o processo de produção, recusar o desnecessário, além de utilizar os três ‘R’s: reutilizar, reduzir e reciclar. Porém, podem surgir dúvidas do que fazer com o lixo reciclável separável. Pensando nisso, o projeto traz ainda um aplicativo para facilitar o contato da população com os catadores de reciclados.

Gratuito, o app ‘Projeto Relix’ já está disponível na loja da Apple e do Android. Ele utiliza do GPS do celular para indicar, a paritr de onde a pessoa está, como encontrar a cooperativa mais próxima e acioná-la, através do telefone. “O catador precisa ser valorizado, tem um trabalho incrível. Contabilizando os informais, chegamos a 8 mil em todo o estado. Você pode tanto ligar para o catador ir buscar, como levar até lá”, explica a idealizadora do projeto.

A iniciativa vai ainda doar, ao seu término em 30 de novembro, 100 bicicletas adaptadas para o serviço dos catadores – as ciclolixes. “A gente juntou as associações de catadores e eles opinaram em todo o processo. Eles vão dizer como vai ser essa doação, priorizando aquelas que estão mais organizadas”, detalha Lina Rosa.

Uma exposição itinerante também está prevista para novembro, marcando a conclusão dessa primeira edição do projeto Relix, assim como apresentações em parques públicos da capital pernambucana. “Não é só pensar na embalagem como fim do consumidor, como ela vai impactar ou entrar no meu ciclo produtivo lá na frente. Sobretudo, repensar os modelos de produção. Como podemos desenvolver a visão do lixo zero?”, reitera o secretário de Meio Ambiente.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.