PT e PSDB devem acirrar disputa por voto de última hora

POSÃO PAULO – O voto dos indecisos, que deixam para escolher seu candidato na última hora, tem grande peso nesta eleição e deve fazer a diferença nas urnas também no segundo turno, no próximo dia 26. Segundo a pesquisa do instituto Datafolha, 6% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar e outros 6% afirmaram que votarão branco ou nulo. O Datafolha perguntou também aos 9.081 entrevistados em 366 municípios qual foi o momento em que escolheram em quem votariam no primeiro turno. Nada menos do que 15% decidiram na reta final: 8% decidiram a uma semana da eleição, 6% na véspera (sábado) e 9% só escolheram no próprio domingo, dia da votação.

Dos que disseram ter votado em Dilma Rousseff (PT), 17% decidiram na última semana, dois quais 11% optaram pela candidata entre sábado (4%) e domingo (7%). Aécio Neves (PSDB) teve 23% de seus eleitores conquistados na última semana, dos quais 13% tomaram a decisão definitiva no fim de semana (6% no sábado e 7% no domingo). Dos eleitores de Marina Silva (PSB), 20% fizeram a escolha na última semana, 5% no sábado e 8% no domingo.

De acordo com o Datafolha, entre os indecisos o percentual de conversão pró-PT é de 13%, o dobro do percentual do PSDB, de 6%. Os indecisos são em maioria pessoas que avaliam o governo de Dilma Roussef como regular e votou em uma mulher no primeiro turno: 32% em Dilma, 26% em Marina. Os que se dizem agora indecisos e votaram no Aécio no primeiro turno somam 14%.

Há ainda grande desconhecimento sobre a figura pública de Aécio Neves. Segundo o Datafolha, apenas 21% dizem conhecer muito bem o candidato tucano. Outros 35% dizem conhecê-lo “um pouco” e 37% só ouviram falar – 8% dos entrevistados disseram que não conhecem o candidato.

Em geral, o maior número de indecisos é de mulheres (67%). Por escolaridade, 48% têm Ensino Fundamental, 38% concluíram até o Ensino Médio e 15% têm curso superior.

Hoje, segundo a pesquisa Datafolha, Dilma Roussef tem maioria das intenções de votos apenas nas regiões Norte e Nordeste. Na Norte, a petista tem 51% das intenções de voto, contra 40% de Aécio. No Nordeste, Dilma fica com 61% e Aécio com 29%.

Aécio Neves está com 50% das intenções de voto na região Sudeste, contra 33% de Dilma; 57% no Centro Oeste (Dilma tem 35%), e 53% na região Sul, onde a candidata do PT tem 34%.

APOIO DE MARINA EM XEQUE

De acordo com o Datafolha, Aécio e Dilma têm taxas equivalentes de eleitores convictos, aqueles que não estão dispostos a mudar o voto: 42%. A taxa de rejeição – os que dizem que não votam em determinado candidato de jeito algum – oscilou de 43% para 42% para Dilma, e a de Aécio aumentou de 34% para 38%. Chama atenção ainda a posição dos eleitores sobre o apoio de Marina Silva (PSB) ao tucano. Na semana passada, 13% dos eleitores diziam que o apoio dela faria com que não votassem no nome indicado. Nesta semana, o percentual cresceu para 23%. Os que dizem que o apoio de Marina pode levá-los a votar em Aécio são 20%, mas a maioria (53%) diz que esse apoio é indiferente.

PUBLICIDADE

O personagem mais influente continua sendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 37% dizem que poderiam votar em alguém indicado por ele – 21% não votariam e 39% dizem ser indiferentes. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ajuda menos: 50% dizem ser indiferentes, 28% afirmam que não votariam e 16% consideram que poderiam votar.

Ou seja, um a cada quatro indecisos neste segundo turno pode ser influenciado pelo ex-presidente Lula. Marina Silva pode influenciar um em cada cinco indecisos.

A escolha neste segundo turno, de acordo com os entrevistados pelo Datafolha, deve ser baseada principalmente em programa de governo. Para 71% deles, o mais importante na escolha do candidato é a proposta de governo. Apenas 19% disseram que vão escolher pela pessoa e 5% afirmaram que o principal é o partido do candidato. Um percentual de 4% não respondeu ou citou outras variáveis.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.