Recife lança política de saúde LGBT e movimentos pedem mais participação

dscn9672A Prefeitura do Recife lançou nesta sexta-feira (26) a Política de Saúde Integrada LGBT, voltada para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A iniciativa foi aprovada pelos movimentos sociais que militam na área, mas recebeu críticas pela versão final não ter sido debatida antes do lançamento oficial. Entre as propostas está a capacitação da rede municipal de saúde para lidar com o público e utilizar o nome social com mais naturalidade.

A proposta inicial foi apresentada ao Conselho Municipal de Saúde do Recife, onde o governo coletou opiniões e contribuições para o documento final. A política traz como meta a promoção da saúde do público LGBT, buscando eliminar a discriminação e o preconceito institucional, contribuindo para a redução das desigualdades.

O primeiro público a receber um olhar mais cuidadoso são as travestis e transexuais. Uma das preocupações é capacitar os profissionais para que perguntem por qual nome o paciente quer ser chamado, a fim de incluir o nome social no prontuário e evitar constrangimentos. “É importante a mudança de percepção e de postura não só dos profissionais de saúde, mas de todos, inclusive recepcionistas e seguranças. […] As trans e as travestis merecem esse foco inicial nesse primeiro momento, inclusive a partir de discussões de rodas de diálogos nas unidades de saúde”, explica a gerente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Zelma Pessoa.

Além da Saúde, o documento contou com a parceria das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “É um marco porque na hora em que a gente publica uma política municipal, nós estamos nos posicionando no Recife em relação a isso. É uma atitude do cotidiano que daqui para frente ganha mais força”, destaca o secretário de Saúde, Jaílson Correia.

O diagnóstico relacionado a esse tipo de público, que costuma vir antes de uma política pública, foi passado para uma segunda etapa devido à dificuldade do sistema de saúde em conseguir dados, segundo Zelma. “Não existe qualquer registro de gênero nas unidades de saúde. O objetivo maior da política é empoderar, dar visibilidade, poder construir indicadores de saúde para a população LGBT, para que possamos conhecer melhor e possamos atender suas necessidades”, resstalta a gerente.

A capacitação começa ainda nesta sexta (26), com gestores e responsáveis pelos distritos. Um grupo do Ambulatório de Travestis e Transexuais de João Pessoa, que existe há um ano, vieram transmitir a experiência que há na Paraíba para os pernambucanos. “Além de acompanhar para a cirurgia, acompanhamos também aqueles que querem a hormonoterapia. É um serviço público voltado para elas, que são tão estigmatizadas e sofrem tanto preconceito. Temos atualmente 100 travestis e transexuais no ambulatório”, conta o assistente social Sérgio Araújo.

Consulta pública
Integrante do Conselho Nacional LGBT e presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans), Chopelly Santos conta que teve acesso a prévia do documento, mas não a final. “É louvável hoje que a prefeitura esteja implementando a política municipal, porém me entristece muito saber que não houve uma consulta ao movimento social. Nós construímos a proposta na conferência, mas queremos destrinchar essa política, principalmente sobre o ambulatório municipal”, afirma Chopelly.

Assessora de programas da Organização Não-governamental Gestos, Juliana César lamenta que seja uma constante o lançamento de políticas para posterior consulta aos movimentos. “É preciso sentar e analisar o que foi apresentado para ter uma opinião. Tem que haver uma capacitação de fato, o nome social é um direito adquirido, mas não é usado, o que é um problema”, destaca.

A gerente de Políticas Estratégicas afirma que, de fato, a conversa com os movimentos de forma geral não aconteceu – houve apenas um debate no âmbito do Conselho Municipal de Saúde. “No Conselho Municipal, existem as representações dos vários movimentos. A partir de sugestões desses representantes é que a política foi aperfeiçoada. Além de tudo, política de saúde não é uma coisa estática, ela é dinâmica e vai se aperfeiçoando. A gente não pode estar ousando em dizer que a política está pronta em definitivo”, explica Zelma.

Fonte: G1pe

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.