Salgueiro celebra aniversário de emancipação com diversas atividades

1Uma eclética agenda de atividades que inclui campeonato de futsal, inauguração de obras, assinatura de ordem de serviços, celebração, shows de bandas alternativas, festival da sanfona, teatro, entre outros atrativos, movimentará até o dia 1º de maio, a comunidade sertaneja de Salgueiro, no Sertão Central, em torno do aniversário de emancipação política do município que, oficialmente, se comemora no próximo dia 30.

Desde o último dia 6, a Secretaria de Cultura e Esportes deu a largada para o 3º Campeonato de Futebol Society envolvendo 30 equipes masculina e feminina  que se enfrentarão durante seis  domingos consecutivos, numa competição que tem como objetivo estimular a prática do futebol amador.

Os clubes foram formados por organizações de bairros e representações de equipes de Salgueiro, incluindo a área rural, além das cidades vizinhas de Mirandiba e Verdejante. Na última semana, a Prefeitura concentrou a agenda com entrega de obras de pavimentação ao inaugurar o calçamento das ruas Pedro Odilon e  rua/travessa Tenente Arlindo Rocha, no bairro Imperador.

O prefeito Marcones Sá assinou ainda a ordem de serviço para a construção do primeiro posto de saúde do bairro. “Na verdade, essas obras são constantes reivindicações da comunidade desde a largada das plenárias do Orçamento Participativo. Tratam-se de obras que serão continuadas por meio das políticas públicas pontuadas na pauta coletiva não só no âmbito de infra-estrutura,  mas da educação, saúde, cidadania e cultura”, destacou o prefeito.

Neste domingo (20), o Grupo de Teatro Popular de Salgueiro, faz uma segunda apresentação no pátio da Estação Ferroviária, do espetáculo da Paixão de Cristo, com direção da atriz  Titica Alves. O elenco, formado por 50 atores, entre crianças e idosos, narrará a trajetória de Jesus Cristo, do batismo à ressurreição, em 15 cenas.

A partir de terça-feira (22), a entrega de obras será retomada na área rural com a entrega do posto de Saúde de Campinhos. Os moradores da Rua Juscelino Kusbitschek, no bairro Santa Margarida, também vão receber oficialmente a obra de pavimentação de toda área.  A reforma e ampliação da escola Maria Dalva, no distrito de Umãs, será inaugurada no dia 26. Já no dia 29, será feita a entrega obras de calçamento das ruas Projetada 27, no Novo Salgueiro, Israel de Holanda Cavalcanti e Ex-combatente Otoni Ferreira da Silva.

No dia oficial do aniversário será feito o lançamento da Pedra Fundamental da Upa 24 horas que em parceria com o Estado, deverá funcionar até o final do ano, com clínico geral e pediatra. No campo sociocultural, dia 25, a Coordenadoria da Mulher, realiza a tradicional solenidade da Medalha Lucila Angelim, voltada para mulheres que se destacaram na educação. Nesse mesmo dia, o Centro de Cultura abre as portas para o projeto Fim de Semana, Início da Arte, com atrações musicais alternativas.

Uma celebração católica agendada para o dia 27, às 19 h, marcará o aniversário na catedral de Santo Antônio. Em grande estilo, com muita música tipicamente nordestina e talentos do instrumento que consagrou Luiz Gonzaga, de 29 de abril a 1º de maio, a cidade sedia o 5º Festival da Sanfona, na casa do Sanfoneiro, com o objetivo de estimular e promover talentos dedicados à interpretação instrumental da sanfona. O evento vai distribuir entre os primeiros colocados prêmios em troféu e dinheiro no valor de até R$ 3 mil.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.