Temporada de liquidação tenta esquentar o comércio do Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Copa do Mundo, greves, protestos. Muitos são os motivos apontados pelos lojistas do Grande Recife para as fracas vendas registradas no comércio da região no primeiro semestre deste ano e também no mês de agosto. Para tentar reverter o quadro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) deu início, nesta segunda-feira (1ª), ao Liquida Grande Recife, com promoções em cerca de 4.200 lojas. Nas ruas e nos shoppings da cidade, a expectativa dos lojistas é recuperar as vendas; já a dos compradores, pegos de surpresa com a promoção, era de consumir se preocupando menos com o bolso.
No entorno da Rua da Imperatriz, no bairro da Boa Vista, Centro da capital – região onde dominam as lojas de vestuário -, o prejuízo do início do ano foi grande. Os lojistas falam em até 30% de queda em relação a 2013. De acordo com os comerciantes, além dos eventos que aconteceram no primeiro semestre, a população preferiu usar o dinheiro em outros produtos, como eletrodomésticos.
“Desde junho que as vendas estão sendo muito ruins, principalmente por causa da Copa. Alguns dias o comércio não abriu, outras vezes fechou mais cedo. O movimento foi cerca de 20% menor e até o Dia dos Pais foi um fracasso”, comentou Viviane Andrade, gerente de uma loja de roupas.
Para driblar o prejuízo, as lojas já estavam investindo em promoções mesmo antes do “Liquida”. Em uma ótica do bairro da Boa Vista, só com a chegada da temporada de liquidações está sendo possível recuperar os 30% a menos nas vendas do primeiro semestre. “Nós estamos com promoção desde 1ª de agosto, e agora a expectativa é melhorar mais, até porque com o ‘Liquida’ tem mais propaganda, mais divulgação geral para os clientes virem até o Centro”, disse Azenate Braz, gerente da loja.
O Liquida Recife segue até o sábado (6), com participação de lojas em áreas como roupas, moda íntima, sapatarias, eletrodomésticos e eletrônicos. Para a CDL, este ano o comércio sofreu perdas de 20% no seu faturamento, o que não era esperado. A intenção do evento é movimentar de R$ 200 a R$ 250 milhões em vendas. “A nossa expectativa é que o comércio chegue ao final do segundo semestre pelo menos empatando com o ano passado”, destacou Eduardo Catão, presidente da CDL Recife.
Apesar da divulgação das promoções, a maioria dos clientes que foi às ruas nesta segunda chuvosa foi pega de surpresa. A aposentada Maria Lopes da Paixão, moradora de Pombos, na Mata Sul pernambucana, veio ao Recife apenas para passear, mas acabou com a mão cheia de sacolas. “Me deparei com os preços bons e comprei foi tudo. Daqui para eu pegar o ônibus vou comprar ainda mais se achar os preços bons desse jeito”, disse. Na lista de compras, estavam batons, sapatos, churrasqueira, esmalte e bolsa.
A dentista Lucy Coimbra e a filha, Rafaela Magalhães, foram ao médico no Shopping Tacaruna e também se depararam com os preços promocionais. “Sobrou um tempo e vimos que estava em promoção. Compramos até presentes futuros, como perfume e maquiagem, para dar mais na frente, em aniversários, festas de fim de ano, o que aparecer. Só tem que ter cuidado para o cartão não estourar”, contou.
Para as lojas, a segunda-feira já se mostrou melhor do que as anteriores, mesmo as que já estavam em liquidação. “A gente sentiu movimento mais fraco no começo do ano, ainda mais as vendedoras, que trabalham com comissão. Agora com as promoções, já sentimos que está melhor. E hoje, nem parece que é segunda-feira e está chovendo, porque isso deixa o povo em casa, normalmente”, comentou Valquíria Nascimento, gerente de uma loja de roupas femininas que está em liquidação desde julho.
Sorteio
Os clientes que realizarem suas compras nas lojas sinalizadas com a promoção poderão concorrer a uma caminhonete, uma moto, cinco caminhões de prêmios e cinco TVs de 50 polegadas. A cada R$ 50 em compras, o cliente recebe um cupom para participar dos sorteios. Para validar a participação, os cupons deverão estar corretamente preenchidos com os dados do cliente, do vendedor e da loja e o número da nota fiscal do produto e depositá-los nas urnas localizadas nos shoppings da região metropolitana e na sede da CDL Recife, na Rua do Riachuelo, número 105.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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