Um debate com provocações e ataques

poO primeiro debate entre os candidatos a presidente da República cujos partidos têm representação na Câmara teve espaço para provocações, embates e ataques, com destaque para os embates entre a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) e o tucano Aécio Neves. Pelo menos em quatro oportunidades eles se enfrentaram. Dos 11 postulantes, sete participaram do debate.

No primeiro bloco, os candidatos responderam a pergunta única, sobre as propostas para a segurança. Enquanto uns aproveitaram o tempo para se apresentar, como foi o caso de Luciana Genro (PSOL), sobraram propostas para todos os gostos. De Ministério da Segurança Pública (feita pelo Pastor Everaldo – PSC), à redução da maioridade penal de 18 anos para 16 (Levy Fidelix – PRTB), passando pela legalização das drogas (Eduardo Jorge – PV), houve espaço para que todos falassem sobre a questão. Os três principais candidatos – Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) – foram mais comedidos nas propostas.

A presidente defendeu um maior envolvimento da União na segurança pública, uma atribuição dos Estados. Já Marina Silva defendeu a implantação do Pacto pela Vida, programa que foi carro-chefe de Eduardo Campos em Pernambuco. Em sua fala, Aécio defendeu uma política nacional de segurança que permita uma profunda e rápida reforma do código penal.

No segundo bloco, houve o esperado confronto entre os três, com perguntas entre os candidatos. Primeira a perguntar, Marina escolheu Dilma como alvo, e questionou as promessas feitas pela petista durante as manifestações de junho do ano passado, e que não foram cumpridas, segundo a socialista. A presidente-candidata contestou as afirmações da adversária. Listou cinco pontos prometidos e disse que apenas a reforma política não foi cumprida, porque o Congresso Nacional não a aprovou.

Em seguida, a presidente provocou Aécio, dizendo que durante o governo FHC a taxa de desemprego no País era mais do que o dobro do que a atual. Em sua resposta, o tucano disse que “quem fala olhando pra trás tem o receio de olhar o presente e debater o futuro”.

Na sua vez de perguntar, Aécio questionou sobre a nova política e classificou a adversária de contraditória, ao dizer que não sobe no palanque de Geraldo Alckmin, em São Paulo, e disse que vai governar ao lado de pessoas como ex-ministro José Serra. A socialista disse que a nova política “é combater a polarização PT-PSDB que leva o atraso o País há 20 anos”. Disse que Serra não faz a política mesquinha de oposição por oposição, por isso iria governar ao lado dele.

Os embates entre os três principais candidatos continuaram no terceiro bloco, em que os jornalistas faziam uma pergunta, escolhiam que iria responder e o que iria comentar. Nas três primeiras perguntas, eles foram protagonistas.

O principal confronto ocorreu no quarto bloco, quando mais uma vez o candidato pôde perguntar para candidato. Primeiro a perguntar, Aécio questionou a presidente Dilma sobre os casos de corrupção na Petrobras. Demonstrando irritação, a petista defendeu na gestão da empresa, lembrou da questão do pré-sal e disse que não foi durante as gestões do partido que tentaram mudar o nome da Petrobras para Petrobrax, “que soava melhor para os ingleses”. E classificou de “leviandade” envolver o nome da estatal nas denúncias. “Uso o mesmo termo da senhora. Leviandade é o que estão fazendo com a Petrobras. É a Polícia Federal quem diz que há uma organização criminosa atuando nela”, atacou o tucano.

No quinto bloco, os dois voltaram a enfrentar, ao debater a questão do plebiscito da reforma política.

No balanço do debate, a presidente Dilma despejou uma série de números do seu Governo, mas hesitou algumas vezes na sua fala. Já Marina Silva mostrou firmeza nas suas intervenções, mas não apresentou bem as suas propostas. O tucano Aécio Neves, por sua vez, se mostrou o mais seguro entre os três e conseguiu apresentar algumas ideias. Já os candidatos com menor percentual nas pesquisas ocuparam o seu tempo com alguns projetos e muitas tiradas bem humoradas. Destaque para o candidato do PV, Eduardo Jorge, que, com as suas intervenções por vezes confusas, acabou roubando a cena.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.