Agrotóxicos proibidos: da feira popular à loja especializada

20150704012913759698oO brasileiro consome mais agrotóxicos a cada ano. De acordo com o dossiê anual da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) no ano passado cada habitante ingeriu sete litros, em média – dois litros a mais que em 2013. Segundo especialistas, os produtores rurais se aproveitam da fiscalização insuficiente e  utilizam o produto de forma exagerada.

A pedido do Diario, o laboratório de agrotóxicos e contaminantes Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) analisou duas amostras do alimento mais contaminado em 2014 de acordo com as pesquisas da Anvisa, o pimentão.

Dez pimentões foram coletados em uma barraca na feira livre do bairro do Cordeiro, e outros 10 em uma loja especializada de frutas e verduras. Ambos apresentaram graves violações nos tipos de substâncias presentes.

Nos pimentões da feira livre, foram encontrados quatro agrotóxicos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos da loja, sete. As análises revelaram substâncias que podem males como dor de cabeça, convulsões, doenças de pele, problemas no fígado, infertilidade, malformações fetais e câncer.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), órgão estadual responsável por fiscalizar a venda, aplicação e transporte conta com 68 fiscais para monitorar todo o estado, e oito para o Recife.
Por limites financeiros, o órgão analisa apenas 15 amostras mensais de 12 alimentos diferentes recolhidos na Ceasa.

A análise de cada amostra tem custo médio de R$ 250. Em casos de violações, o produtor é rastreado e autuado em multas de até R$ 5 mil. Caso não se pague ou não se adeque, a plantação do produtor pode ser destruída. Este ano, foram oito produtores autuados até maio.

Subnotificação
Segundo o DataSus, 34.147 intoxicações por agrotóxicos foram registradas entre  2007 e 2014 no país. É comum, no entanto, que as doenças não ocorram a curto prazo, o que dificulta a associação entre causa e os sintomas. São facilmente detectáveis apenas as intoxicações agudas nas lavouras. Por isso, a Organização Mundial de Saúde estima que, para caso notificado, haja 50 ignorados.

Para Lia Giraldo, outro problema é a falta de capacitação dos médicos. “Não há disciplina de toxicologia nas faculdades. Nas consultas os pacientes não são perguntados sobre suas vidas ou trabalho. Dessa forma, não há como descobrir a razão do sintoma”, avaliou.

Fonte: Diario PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.