Cantareira pode voltar ao segundo volume morto

1O aumento da captação máxima de água do Sistema Cantareira pedido pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para atender parte da região metropolitana a partir de agosto pode causar um déficit no manancial superior a 100 bilhões de litros nos próximos quatro meses e colocá-lo, até novembro, de volta na segunda cota do volume morto, que havia sido recuperada em fevereiro.
Estimativa apresentada nesta semana pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), do governo paulista, à Agência Nacional de Águas (ANA), do governo federal, para subsidiar a decisão sobre o pedido da Sabesp, mostra que o nível do Cantareira pode ficar abaixo de 7% antes de dezembro, considerando as duas cotas do volume morto. O patamar seria o mesmo registrado no início de janeiro deste ano, e pior do que os 8,8% de 30 de novembro de 2014. Na quinta-feira, 30, o índice era de 18,5%, segundo a Sabesp. A companhia pediu aos órgãos reguladores para aumentar o limite de retirada do Cantareira de 13,5 mil litros por segundo para 14 mil l/s em agosto, e para suspender a redução para 10 mil l/s que havia sido determinada para ocorrer a partir de setembro com o objetivo de acelerar a recuperação do manancial. A Sabesp justificou dizendo que o Sistema Alto Tietê, que seria usado para socorrer o Cantareira, sofre com a seca, e que a obra emergencial que vai abastecê-lo com 4 mil l/s de água da Billings está atrasada e só entrará em operação em outubro, conforme o jornal “O Estado de S. Paulo” antecipou anteontem. O pedido ainda não recebeu aval da ANA.

A simulação do DAEE foi feita com base em um cenário considerado conservador pelo órgão. Nele, o volume de água projetado para chegar às represas entre agosto e novembro será igual ao registrado no mesmo período em 2014: 5,9 mil litros por segundo, em média. Pelos cálculos, entrariam no sistema 62 bilhões de litros nos próximos quatro meses, enquanto até 169 bilhões de litros poderiam sair para abastecer parte da Grande São Paulo e a região de Campinas no período.
Desta forma, restariam no dia 30 de novembro apenas 66 bilhões de litros da segunda cota do volume morto, sem contar o pequeno estoque da Represa Paiva Castro, em Mairiporã, hoje com 3,7 bilhões de litros. Na mesma data em novembro de 2014, todo o Cantareira tinha 86,8 bilhões de litros. Neste cenário, o manancial dificilmente deixará de operar no volume morto mesmo após as chuvas de dezembro a março.
Segundo o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, a seca que castigou parte da região Sudeste em 2014 tinha apenas 0,6% de chance de acontecer e a probabilidade de que ela se repita é “praticamente nula”. Neste ano, janeiro foi o único mês em que a vazão afluente aos reservatórios do Cantareira foi menor do que a registrada no mesmo período em 2014.
Na média, o volume de água que chegou ao sistema nos sete primeiros meses de 2015 foi 48,5% maior do que entre janeiro e julho do ano passado. Ainda assim, está 58,8% abaixo da média histórica no período. Segundo a Sabesp, o rodízio oficial está descartado em 2015.
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.