Debate sobre reforma política esbarra no fim do coeficiente eleitoral

3Um dos temas centrais entre as propostas da reforma política que tramitam no Congresso, a mudança no sistema eleitoral proporcional para o chamado “distritão” nas eleições para deputados e vereadores está longe de ser unanimidade entre os partidos brasileiros. A proposta, que tem como um dos principais defensores o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer, foi rebatida pelos presidentes do PCdoB, Renato Rabelo; do PRB, Marcos Pereira; e do PSB, Carlos Siqueira, em audiência pública que debateu o tema na Câmara.

A adoção do distritão representaria, na prática, o fim do chamado coeficiente eleitoral nas eleições para deputados e vereadores, que passariam a ser escolhidos exclusivamente pela maioria dos votos. Também acabaria com a figura do puxador de votos, candidatos com grande popularidade que, em geral, são escolhidos pelas legendas menores para transformar o excedente de eleitores em mais cadeiras nas casas legislativas. Os defensores do sistema proporcional, no entanto, afirmam que a adoção da medida acabaria com o voto ideológico e daria importância excessiva à personificação dos candidatos em detrimento das legendas partidárias.

Para o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a manutenção da proporcionalidade nas eleições “garante a participação das minorias do Congresso e evita o enfraquecimento dos partidos em detrimento do indivíduo”. “O Brasil não tem tradição na divisão artificial do território para a criação de distritos eleitorais. Essa proposição pode não se adaptar à nossa realidade”, afirmou. Também defensor do sistema atual, o presidente de PRB, Marcos Pereira preferiu apontar para as experiências internacionais. “O distritão só é usado no Afeganistão e na Jordânia, não sei se é algo que queremos importar para nossa democracia”, avaliou.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, também se mostrou favorável ao atual sistema eleitoral, com o argumento de que “sem partido forte, não há democracia”. Presentes durante a audiência, os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e do PSD, Guilherme Campos, não se posicionaram sobre o tema. De acordo com o relator da comissão especial que analisa a reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), o relatório final do colegiado será entregue no início de maio, e a votação do tema no plenário da Câmara deverá ser realizada no dia 26 do mês que vem.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.