Depósitos judiciais em votação na CMR

1A Câmara do Recife realizará, na semana que vem, a primeira votação do Projeto de Lei nº 26/2015, que regulamenta o uso de até 70% dos depósitos judiciais, nas ações onde a Prefeitura do Recife faz parte como autora ou ré, para a complementação do caixa do Executivo municipal. De autoria do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o projeto segue o mesmo modelo adotado pela União, através da Lei Federal 151/2015, que permite que o Governo Federal utilize parte dos recursos de depósitos judiciais.

De acordo com o líder do governo na Câmara do Recife, Gilberto Alves (PTN), a expectativa é de que o projeto seja aprovado sem maiores problemas na Casa. “Estamos confiantes. O projeto é baseado em uma Lei Federal e estamos cumprindo o que ela determina. Tudo isto está previsto na legislação e não existe nenhuma interferência do Executivo sobre o Legislativo. Em alguns estados, é fato que houve excessos, com a utilização dos depósitos judiciários em geral, mas não é o que vai ocorrer aqui. A Prefeitura poderá utilizar até 70% dos depósitos judiciais das ações das quais é parte e não os depósitos judiciais de ações que não lhe digam respeito”, comentou.

Ao longo da semana, o vereador oposicionista André Regis (PSDB) se queixou do projeto. Na sua visão, a matéria sofre de vícios quanto à constitucionalidade. Segundo o tucano, tanto a lei federal quanto os projetos estaduais e municipais que proponham a utilização de recursos dos depósitos judiciais podem ser questionados na Justiça. “Ao invés de fazer seu dever de casa e diminuir os gastos, o governo planeja arrecadar mais dinheiro. A Prefeitura do Recife deveria reduzir as secretarias, os comissionados e combater o desperdício. Ela não faz nada disso. Mantém a mesma estrutura anterior à crise e busca lançar mão de um empréstimo compulsório, proibido pela Constituição Federal, para financiar este modelo. Além disto, se está interferindo Lei Federal está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) e se for derrubada terá efeito em toda as leis similares de estados municípios. O PSDB votará contra na Câmara do Recife” afirmou.

Já o vereador Romerinho Jatobá (PR) diz acreditar que a existência da lei não prejudicaria o pagamento aos que ganharem ações contra a Prefeitura do Recife. Ontem, ele rebateu as declarações feitas por André Regis. “Temos cálculos que evidenciam que devido à morosidade da Justiça e ao volume de processos sempre sobrará dinheiro para pagar as partes”, garantiu.

ALEPE
Na semana passada, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também aprovou o Projeto de Lei 533/2015, que permite ao Governo Estadual o uso de 70% dos depósitos judiciais em ações do mesmo tipo.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.