Desempenho de atletas paralímpicos brasileiros faz comitê sonhar alto

1O Rio de Janeiro se prepara para ser a capital mundial dos esportes em 2016. A contar pelo desempenho dos atletas brasileiros, a torcida deve prestar muita atenção na disputa das Paralimpíadas. O objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para 2016 é conquistar, no mínimo, a quinta posição no quadro de medalhas. De acordo com o presidente da entidade, Andrew Parsons, não têm faltado apoio e estrutura

“Forçosamente, temos que conquistar mais medalhas. Estamos tendo apoio nos últimos anos, conseguindo melhorias de condições para os atletas. Conseguimos oferecer equipamentos esportivos, melhor estrutura geral para fazer um planejamento sob medida para cada atleta”, diz.

Os Jogos Paralímpicos de verão existem desde 1960, e o Brasil começou a participar em 1972. Faltam 500 dias para os Jogos, nos quais o Brasil tem tido atuação destacada. Nas últimas duas edições, o país ficou em nono e em sétimo lugares no quadro de medalhas.

Somando apenas os Jogos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012, a bandeira brasileira foi hasteada no ponto mais alto 37 vezes. Duas modalidades se destacam no país: a natação e o atletismo. Das piscinas de Londres, saíram nove medalhas de ouro para o Brasil. Nas pistas, nossos atletas subiram no topo do pódio sete vezes.

Desde a primeira participação nos Jogos, o Brasil já conquistou 230 medalhas e há expectativa de aumentar esse número em 2016. A esperança está em atletas já consagrados, que foram medalhistas em edições anteriores. Daniel Dias e André Brasil, da natação, e Terezinha Guilhermina, Lucas Prado e Yohansson Nascimento, do atletismo, já deram alegrias ao país e podem fazê-lo novamente em 2016.

Há, também, uma nova safra de atletas, apelidada geração pós-Londres. Eles vêm conquistando bons resultados em campeonatos mundiais e podem se destacar no Rio de Janeiro. “O Talysson Glock e o Roberto Alcalde, da natação, conquistaram bons resultados no Mundial de Natação. O Roberto conseguiu ouro em uma prova e o Talysson foi prata em outra”, explicou Parsons. Além dessas duas modalidades, o Brasil tem se destacado no futebol de cinco, na bocha e no goalball (jogo praticado por atletas com deficiência visual).

Segundo ele, praticamente todo apoio (99%) vem de verba pública como, da Caixa Loterias. Isso tem se refletido em um melhor desempenho dos atletas e também na difusão do esporte entre pessoas com deficiência.

“As pessoas com deficiência têm procurado mais os clubes. Cresce a demanda de crianças que não querem mais dispensa da educação física, que querem praticar esportes”, comemora Parsons. “Promovemos anualmente no Brasil um evento [para público] em idade escolar, a Paralimpíada Escolar, e percebemos uma demanda maior. Isso significa mais gente praticando esporte, o que é fantástico”, completa.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.