Dia do Idoso será comemorado com diversas atividades no Grande Recife

1O Dia do Idoso será comemorado nesta quinta-feira (1º) e engana-se aquele que acha que “velhice” é sinônimo de doença. Na verdade, chegar à terceira idade pode ser bastante prazeroso e saudável. Hábitos alimentares e prática de atividades físicas são fundamentais em todas as fases na vida. Alinhado a isso, o corpo precisa estar em movimento.

“O que seremos na velhice é reflexo do que fizemos na juventude. Portanto, uma pessoa com hábitos saudáveis tem mais chances de ter um envelhecimento bem sucedido”, afirma a geriatra do Hospital Esperança Recife Karine Miranda. Para comemorar a data, várias atividades serão realizadas ao longo da semana na Região Metropolitana do Recife. O FolhaPE separou algumas ações e várias dicas para a terceira idade:

Hi Academia
A rede de academias irá promover atividades gratuitas e abertas ao público no Parque da Jaqueira e na praia de Boa Viagem, em frente ao restaurante Orla. O evento terá distribuição de brindes, aferição da pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Além disso, serão repassadas orientações sobre alimentação saudável e prática de atividades físicas, fortes aliados de um envelhecimento bem sucedido. As ações ocorrem, simultaneamente, das 6h às 9h.

Shopping Guararapes
O Dia do Idoso, que acontece nesta quinta (1°), será de comemoração. Uma ação do Shopping Guararapes irá reunir 150 homens e mulheres da terceira idade para comemorar a data com uma programação especial. Os convidados irão participar de uma minipalestra e de uma exibição especial do filme “Um Senhor Estagiário”.

Coopestar
O Dia do Idoso será comemorado no sábado (4), a partir das 8h, no Parque da Jaqueira. A cooperativa irá levar diversos profissionais da área de saúde, como nutricionista, geriatras, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, clínicos, dentre outros, que orientarão o público acerca de cuidados necessários para uma melhor qualidade de vida dos idosos. Além do acompanhamento médico, que será feito em um método multidisciplinar, nutricionistas estarão ministrando palestras sobre a alimentação na terceira idade. As palestras estão agendadas para aconteceram a cada hora. Além disso, massoterapeutas prestarão serviços de massagens localizadas.

Jogos Solidários da Pessoa Idosa de Pernambuco
O evento irá reunir 2,5 mil participantes. A abertura da competição começa a partir das 14h desta quinta (1º), no ginásio do Centro Esportivo Santos Dumont. Na sexta-feira (2), aproximadamente mil participantes são esperados para sair da Praça de Boa Viagem até o Santos Dumont. Depois disso, eles vão disputar as modalidades adaptadas de handebol, vôlei, futegol, basquete, hóquei, arremesso de pelota, bocha, malha e dança. Ainda serão promovidas atividades recreativas, como xadrez e dominó.

Enquanto uma parte dos grupos estará jogando, uma outra parte poderá participar das oficinas de massoterapia, pilates, dança e alongamento, ou das palestras sobre depressão, qualidade de vida, atividade física e alimentação, e cuidado com as quedas na terceira idade. Ainda haverá um momento para apresentações culturais, quando cada grupo apresenta uma peça teatral, dança, poesia e etc.

TJPE
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a 2ª Quinzena Pernambucana de Conciliação em Apoio ao Idoso começa nesta quinta-feira (1º). O evento segue até o dia 16 de outubro na Central dos Juizados Especiais Cíveis da Capital, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, nº 1919, no bairro da Imbiribeira. Na ação, cerca de 50 audiências serão realizadas por dia, com demandas cíveis e de relações de consumo, que não exigem a mesma formalidade da Justiça Comum e nem representam despesas para as partes do processo. Entre elas, indenizações de qualquer natureza, acidentes de trânsito, danos morais decorrentes de relação de consumo e perdas e danos causados por um produto ou serviço.

IMIP
O hospital realiza, na quinta (1º), um dia com várias atividades e prestações de serviço. A programação começa a partir das 8h. A ação será na Praça da Santa. Confira a programação: http://bit.ly/1KSSzP0.

Dicas de saúde

Alimentação
Hábitos alimentares e prática de atividades físicas são fundamentais em todas as fases da vida. Mesmo com o avanço da idade, o corpo precisa estar em movimento e é importante atentar ao que se consome. A dica é a mesma para qualquer idade: procure incluir na dieta fibras, frutas, legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e as gorduras boas (peixes, castanhas e óleos vegetais), que são excelentes aliadas da saúde do coração. Em relação à hidratação, o ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia. Isso ajuda a melhorar a digestão e reduzir o inchaço do corpo.

Exercícios 
Já a prática de exercícios precisa ser adequada, levando-se restrições em consideração – como problemas nas articulações, por exemplo. Caminhada, atividades em equipe, natação, hidroginástica, há uma infinidade de opções que podem ser escolhidas de acordo com as necessidades e preferências de cada um. “O importante é que o idoso seja ativo, pois a prática de exercício físico elimina a indisposição e auxilia no controle de algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, ainda pode evitar a obesidade, reduzir a perda de massa óssea e muscular”, diz a geriatra Karine Miranda.

Sono
Outro ponto fundamental é a qualidade do sono. É nesse momento que ocorrem os processos metabólicos que tendem a equilibrar o organismo. Noites mal dormidas antecipam o envelhecimento, dificultam a concentração e atrapalham a disposição. O check-up anual também é importante, pois identificar doenças em fase inicial aumenta as chances de tratamento e a qualidade de vida.

No entanto, nada é tão importante quanto sentir-se bem. É fundamental que não haja isolamento na velhice. O convívio social é muito importante. Visite os amigos, vá ao cinema, conheça novos lugares, adote e coloque em prática um hobby – como pintura, leitura, dança, o que deixar mais feliz. Além de estimular o raciocínio, essas atividades são excelentes para evitar a solidão e relaxar corpo e mente.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.