Dilma faz defesa de Graça Foster em jantar com parlamentares mulheres

1 A presidente Dilma Rousseff aproveitou o jantar na noite de quarta-feira com ministras, deputadas e senadoras da bancada feminina para fazer uma defesa da ex-presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na véspera de seu depoimento à CPI da Petrobras. O evento, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, teve pouca pauta de gênero e ficou centrado em temas áridos como a dificuldade para aprovação do ajuste fiscal, a corrupção na Petrobras e o cenário econômico adverso.

O teor do encontro não agradou deputadas da oposição, que esperavam ouvir da presidente propostas sobre igualdade de gênero. Como isso não ocorreu e Dilma falou apenas superficialmente sobre a ampliação da participação das mulheres na política, algumas se retiraram antes do final do evento, queixando-se de que Dilma aproveitou a ocasião para fazer defesa de seu governo e pedir ajuda para aprovação de medidas de seu interesse no Congresso.

– Fiquei bem frustrada, fui para lá com o objetivo de ouvir uma pauta para mulheres, que era o que tinham nos dito que teria, mas isso não aconteceu. Não fui para ouvir discurso de governo. Foi um monólogo, mais do mesmo. A presidente ficou falando da necessidade do ajuste fiscal, admitiu que a situação na economia não estava boa, mas colocou a culpa da crise no cenário internacional – afirma a deputada Eliziane Gama (PPS-MA).

Para introduzir a defesa de Graça Foster, a presidente disse que não deixaria de tocar no assunto Petrobras porque está na “agenda do Brasil”. Segundo relatos, Dilma falou com “muito carinho” da ex-dirigente da estatal e destacou o quanto era “íntegra” e “honesta”. A presidente admitiu que houve corrupção na Petrobras, mas disse acreditar que Graça Foster não teve participação nisso.

A decoração feminina, com copos cor-de-rosa e diversos jarros de flores nas cores rosa, lilás e branco, criou um ambiente “mulherzinha” que não se refletiu no conteúdo da conversa entre a presidente e as parlamentares. Em um dos poucos momentos mais leves, Dilma fez comentários sobre a dieta Ravenna, que já a fez perder mais de 10 quilos.

Segundo contam as parlamentares, as porções do jantar de Dilma eram diferentes e menores das que foram oferecidas às convidadas. A sobremesa, brownie de chocolate, passou longe do prato da presidente, que optou pelo doce suspiro, feito com claras de ovos, para se saciar.

– Cinco suspiros dá para comer sem culpa – ensinou Dilma às parlamentares.

Mesmo em meio à avalanche de crises pela qual passa o governo, a presidente Dilma aparentava tranquilidade. Sua preocupação maior foi externada ao falar das Medidas Provisórias 664 e 665, que endurecem as regras para concessão de benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego, pensão por morte e abono salarial.

A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), que ficou na mesma mesa que Dilma, disse que a presidente estava muito preocupada com a implementação das medidas de ajuste, mas disse que entendia que o Congresso faria o debate e as mudanças sobre o tema.

– Questionei alguns pontos do ajuste e disse que são muito difíceis de serem votados. Ouvi muitas deputadas comentarem isso no jantar, que no momento de crise é quando mais pessoas são demitidas, então não dá para restringir acesso a direitos como o seguro-desemprego – disse Clarissa.

A deputada Marinha Raupp (PMDB-RO) elogiou o esforço de Dilma em se aproximar das parlamentares.

– Foi a primeira vez que a bancada teve como conversar com ela. Não foi prestação de contas, não foi professoral. Foi verdadeiramente bacana. Uma deputada disse que ela deveria se posicionar, falar com a sociedade como ela falou com as mulheres deputadas. Não foi uma cena, um evento, teve inteiração. O novo, o positivo, foi que foi a primeira vez que isso ocorreu – afirmou.

A deputada de primeiro mandato Rosângela Gomes (PRB-RJ) também gostou do contato com a presidente.

– Foi ótimo. Se o intuito era se aproximar da bancada feminina, ela conseguiu. A presidente estava muito descontraída. Seria bom ela fazer isso mais vezes, chamar a gente de seis em seis meses – disse.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.