Época de reforçar o combate ao câncer de mama

1O Brasil poderá ter até o final deste ano 57 mil novos casos de câncer de mama. Com 56 casos a cada 100 mil pessoas, a doença é o tipo de tumor mais incidente entre as mulheres. E a primeira causa de óbito por câncer no público feminino. Para conscientizar o público sobre a importância dos exames de prevenção e os tratamentos, começa hoje mais uma edição do Outubro Rosa, cujo lema da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) neste ano é “Nenhuma mulher sem mama”, com ações de conscientização em todo o País. No Recife, a prefeitura terá atividades até o final do mês. Uma das principais iniciativas será levar o ônibus do mamógrafo móvel para 62 comunidades, com a meta de realizar exames em 4,9 mil mulheres. A SBM também realizará um dia D, no dia 17, no Parque da Jaqueira. São ações para combater a doença que no ano passado matou 8,1 mil pernambucanas.
No Recife, a programação do ônibus com mamografias acontecerá de segunda a sábado. Serão distribuídas 80 fichas em cada uma das 62 comunidades. ”Para ter acesso ao exame é preciso ter entre 50 e 69 anos de idade, levar um documento de identificação com foto e o cartão do SUS”, orienta a coordenadora de Saúde da Mulher no Recife, Ana Karla Matos. A iniciativa, adianta, começa hoje pela Upinha Moacir André Gomes, na avenida Norte, em Casa Amarela. Hoje o ônibus também estará na Unidade de Saúde da Família (USF) da UR2, que fica na avenida Santa Fé, Ibura. Amanhã será a vez da Upinha Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena (confira o cronograma completo até o dia 31 desse mês no link colocado na arte). Só não haverá exames nos domingos, no feriadão que compreende os dias 10,11 e 12, e dia 28.

Desafio
O presidente regional da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Darley de Lima Filho, afirma que o câncer de mama é um desafio a ser vencido. “De modo geral a incidência da doença vem aumentando, mas a mortalidade está caindo. Isso se deve muito ao diagnóstico precoce e as novas terapias que vão surgindo”, afirma. Há dez anos, a expectativa de vida depois do diagnóstico era em média três anos. Agora, supera os cinco. “Essa precocidade do diagnóstico é fundamental para o sucesso da batalha”, destacou, acrescentando que o objetivo é impedir o avanço da doença, que acaba levando às mastectomias radicais (retirada completa do seio).

Reconstrução
Segundo a Rede Goiana de Pesquisa em Mastologia, apenas 29,2% das pacientes brasileiras submetidas à mastectomia pelo SUS tiveram acesso à reconstrução em 2014. É com um sorriso no rosto que a dona de casa Maria Bernadete Pereira da Silva, 55 anos, enfrenta essa situação. Ela tinha um nódulo no seio desde 2010, mas o tumor só foi diagnosticado como cancerígeno em 2014. “Deus me preparou para essa notícia. Reagi bem, mas tem dia que fico nervosa”, confidenciou. Depois da quimioterapia, veio à cirurgia que retirou toda a mama. “Superei essa fase. Meu conselho é que as mulheres se cuidem. Nunca é tarde. Mesmo com problema da doença é possível vencer”, contou.

Calendário
O grupo de mulheres que encabeçam a campanha e ensaio fotográfico “Guerreiras do Calendário” também lançará sua ação até a próxima semana. Doze mulheres que tiveram câncer de mama vão posar para a publicação que terá venda revertida para obras sociais. A meta esse ano é que o dinheiro ajude a comprar um mamógrafo móvel.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.