Estudantes à espera do Sisu

PoAs inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acabam nesta quinta-feira (22) e os resultados só serão divulgados na próxima segunda (26). Os classificados de todo o Brasil ocuparão as 205 mil vagas, em 5.631 cursos superiores, distribuídos nas 128 instituições de ensino públicas do País. Os feras pernambucanos já estão na contagem regressiva. Com os nervos à flor da pele, os estudantes acreditam que, com a publicação da terceira nota de corte do Sisu, já podem gritar vitória e conquistar a vaga desejada. Em Pernambuco, o curso de Medicina, em Caruaru, no Agreste do Estado, segue com a maior nota de corte: 810,14. Eles usam ações afirmativas que dão bônus e aumentam a nota de alguns candidatos beneficiados.

A aluna Mariana Landim, 17 anos, está na expectativa para passar em Medicina, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O curso disponibiliza 87 vagas. Na 16º posição, a estudante obteve a nota 804,94 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O último ponto de corte do Sisu está em 787,68. Ou seja, a pontuação de Mariana possibilita a entrada dela na Universidade. “Sei que estou quase dentro, mas vou esperar a decisão final, que é segunda-feira. Estou muito ansiosa”, contou. Antes de saírem os primeiros pontos de corte do Sisu, a aluna não estava muito confiante por causa dos resultados desagradáveis nas faculdades particulares. “Não passei de primeira em nenhuma das duas instituições privadas. Fiquei com muito medo que não tivesse chances de passar”, confessou.

Com 756,54 pontos alcançados no Enem, a estudante Luciana Menezes, 17 anos, está na posição 48 do curso de Engenharia, que oferece 246 vagas. Ainda sem saber qual área irá cursar, a aluna afirmou que o ingresso será conjunto, ou seja, apenas no decorrer da graduação ela vai escolher em qual das engenharias deseja se formar. Trata-se da Área Básica de Ingresso (ABI). “No início deste ano, ainda estava na dúvida se queria Medicina, mas, quando procurei saber mais sobre o curso de Engenharia, percebi que a identificação foi maior”, comentou. Praticamente aprovada, Luciana só está aguardando a lista dos classificados. “O último ponte de corte consta 715,85. Vai dar tudo certo. O momento de ficar nervosa já passou. Agora, é esperar. Estou confiante”, garantiu.

Assim como aconteceu com a aluna Luciana Menezes, muitos feras se veem perdidos e confusos na hora de escolher o curso. Grande parte dos candidatos, quando percebem que não irão se classificar com a nota obtida no Enem, redireciona sua opção para não perder o prestígio da aprovação. Segundo o professor de Biologia, Fernando Beltrão, as novas regras do Ministério da Educação, que possibilitam o estudante a migrar entre cursos, de acordo com a nota, são injustas. “Funciona assim: o aluno pega a média dele e escolhe qualquer curso que se encaixe na sua nota. Isso tira a vocação profissional. É uma prática que induz o imediatismo e, consequentemente, um aumento na evasão em universidades”, opinou o educador.

Cálculo

O Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. No entanto, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.