Falha com Ebola faz ONU criar ‘exército’ médico

PoA Organização das Nações Unidas (ONU) vai criar batalhões de emergência contra epidemias, compostos por médicos. Essa é uma das medidas anunciadas no último domingo (25), na maior reforma da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 40 anos e como resposta à crise do Ebola.

Em uma reunião especial convocada em Genebra, a OMS admitiu que falhou ao não identificar a epidemia antes que se espalhasse e fizesse milhares de mortos. A cúpula da entidade apresentou a mea-culpa diante da situação e reconheceu: nem o mundo nem a OMS estavam preparados para o vírus.

Alvo de fortes críticas e evitando a imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apresentou a proposta de criação de um novo sistema de defesa contra doenças. “O mundo nunca mais deveria ser surpreendido”, defendeu. “Temos de ir à guerra. Mas nem estamos preparados nem temos os meios”, alertou. “A OMS que temos não é a que necessitamos”, disse Tom Frieden, diretor do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O primeiro caso da epidemia ocorreu em dezembro de 2013, na Guiné. Mas o escritório da OMS na África minimizou o caso. Hoje, há 9 mil mortes, 22 mil pessoas infectadas e economias inteiras do Oeste da África destruídas.

“Na crise da gripe A, nos demos conta que o mundo não estava preparado. Agora, o Ebola confirmou isso”, declarou Margaret Chan. “A OMS não sabe reagir a uma epidemia de alcance mundial”, disse. “A reação, tanto do mundo como da OMS, foi muito lenta e precisamos de um plano de contingência mundial.”

Brasil

O projeto aprovado teve o apoio do Brasil e reconhece “a necessidade urgente de contar com uma capacidade de resposta mais efetiva diante de uma emergência de saúde”. A resolução “solicita à diretora que reforce a capacidade operacional da organização para que responda às emergências de saúde”. Entre as principais medidas está a criação de equipes de médicos internacionais que, em caso de um novo surto, serão enviados a locais estratégicos para parar uma doença antes que ela se espalhe. “A falta de recursos humanos limitou a capacidade de dar uma resposta a muitas emergências”, admitiu a entidade.

Fundo

A proposta também fala na necessidade de criar um fundo de emergência para lidar com epidemias. O Ebola surgiu justamente em um momento em que a OMS cortou de forma radical seu orçamento. Muitos governos tinham deixado de pagar as iniciativas voluntárias da entidade e, para não falir, a organização foi obrigada a acabar com diversos programas. O orçamento para surtos, por exemplo, foi cortado em 50% entre 2012 e 2014.

A OMS também passará por uma reforma completa de sua gerência. “O surto revelou as falhas administrativas dessa organização”, admitiu Margaret. Segundo ela, o processo de seleção de pessoas em caso de emergência é “muito lento”. Ela também apresentou uma reforma para centralizar o trabalho da entidade, e não depender só dos escritórios regionais. Para críticos, foi a falta de ação do escritório na África que deixou o Ebola se proliferar.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.