Instrutores do Detran voltam a acompanhar os exames de dentro dos carros para evitar acidentes com os candidatos à habilitação

1Instrutores de volta ao interior dos veículos, acompanhando lado a lado os candidatos à primeira habilitação nos exames práticos do Detran–PE. E com o chamado comando duplo, ou seja, pedais de freio e embreagem à disposição para parar os carros quando necessário. Essa foi a principal medida a ser adotada pelo órgão de trânsito para tentar evitar novos acidentes no pátio. Foram três batidas em menos de 30 dias, provocadas por candidatos nervosos e mal preparados. A mudança deve entrar em vigor em aproximadamente uma semana.

Depois da sequência de acidentes, que ganharam destaque principalmente nas redes sociais, o Detran–PE resolveu agir. Na verdade, não está fazendo nada além do que determina a legislação. Ao contrário, está atrasado. A Resolução 168 de 2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em seu Artigo 15, já previa que o exame de direção deve ser feito em veículos com duplo comando de freios. Durante anos o órgão obedeceu à resolução, mas em 2013 o equipamento foi retirado dos carros porque foi descoberto um esquema entre avaliadores e donos de autoescolas, segundo denúncia do Sindicato dos Servidores do Detran–PE

“Hoje, nossos veículos já são equipados com câmeras que irão monitorar a atuação do instrutor e do candidato, o que evitará possíveis problemas. Essa é uma medida emergencial. Em pouco tempo estaremos lançando uma licitação para substituir os veículos usados atualmente. Esses novos carros já terão que vir com o comando duplo e com outros recursos que nós estaremos exigindo, mas que não podemos adiantar porque a concorrência ainda não foi lançada. Aguardamos a liberação do governo”, explicou o presidente do Detran–PE, Charles Ribeiro.

Dos 15 veículos que hoje são utilizados nos exames práticos – alugados pelo órgão a uma empresa e padronizados –, 12 já estão equipados com o comando duplo. Mas apenas um está apto a ser utilizado. “Eles precisam passar por um processo de aferição e vistoria. Acreditamos que até o fim da próxima semana estaremos implementando a mudança”, estimou o presidente.

Apesar de anunciar a medida, Charles Ribeiro não quis polemizar quando questionado sobre a responsabilidade dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), já que os acidentes mostram que os candidatos estão chegando despreparados para os testes. “Sem dúvida é uma situação que está fora da realidade. Já conversei com o Sindicato dos CFCs no Estado e pedi a eles mais atenção, sob ameaça de virem a ser multados e até descredenciados. Também reforcei a fiscalização através de portaria publicada este mês. Mas não vou promover uma caça às bruxas. O nosso estilo é de diálogo, de conciliação e de resultados. O objetivo é formar bons condutores. Por isso a volta do instrutor para dentro do carro. Mas estamos atentos aos CFCs”, garantiu.

Simíramis Queiroz, presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e integrante da câmara temática do Contran que discute mudanças nas regras para tirar a habilitação, alerta que os acidentes são preocupantes e, por isso, até o fim do ano novas exigências deverão ser formuladas pelo conselho.  Estamos estudando mudanças. A questão da qualidade do condutor é muito importante. E não envolve apenas os órgãos de trânsito. Passa pelas auto-escolas e pela sociedade como um todo. O cidadão precisa escolher o CFC como escolhe a escola onde vai colocar o filho para estudar. Não adianta criarmos regras se não houver fiscalização e o cidadão não exigir o aprendizado de fato”, ensina.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

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