Levy acredita que Congresso vai aprovar MPs do ajuste fiscal

O ministro da Fazenda, Joa1quim Levy, afirmou nesta segunda-feira (4) que acredita que o Congresso vai aprovar a “minirreforma” previdenciária, parte das medidas do pacote de ajuste das contas públicas, que será votada na quarta-feira (6). Ele falou esta noite a jornalistas durante evento do jornal ”Valor Econômico”, em São Paulo.

“Eu acho que o PT já se posicionou a favor das [medidas provisórias] 664 e 665, que são medidas extremamente importantes e não afetam nenhum direito do trabalhador. Ao contrário, fortalecem a previdência social e dão uma disciplina para o seguro-desemprego ficar mais parecido com o [programa social] Bolsa Família”, afirmou Levy.

Agenda ‘AAA’
No evento, o ministro também mencionou a agenda “triplo A (AAA)”, um conjunto de reformas que a equipe econômica pretende implementar a partir de 2016, se o pacote de ajuste fiscal for bem sucedido, com o intuito de promover o crescimento e a retomada do emprego.

Levy ressaltou que pretende acelerar as medidas de ajuste para que não sobrem pendências em 2016 e disse que “postergar [o ajuste fuiscal] não é boa política. “Não queremos empurrar o ajuste para o ano que vem, para que já no próximo ano possamos ter essa agenda de crescimento, a ‘triplo A’ (AAA)”, disse.

Segundo o ministro, essa agenda só poderá ser implementada se o ajuste estiver completo. “Temos temas de infraestrutura, competitividade e melhoria de nossos índices de educação e a mensuração da qualidade dos gastos públicos [como parte dos planos para o crescimento]”, afirmou sobre os planos da equipe econômica após o ajuste fiscal.

O ministro apontou também que o ajuste das contas públicas precisa ser distribuído igualmente entre todos os setores da economia. “Temos que fazer isso sem tirar nenhum direito dos trabalhadores e as empresas terão que se adaptar a uma situação menos cômoda, mas muito mais sustentável no longo prazo”, disse.

A redução da desoneração da folha de pagamento, uma das medidas de ajuste implementadas este ano e que encerraram uma das políticas anticíclicas do governo, deve ser encarada, segundo Levy, como algo permanente mesmo após o reequilíbrio das contas públicas.

“O ajuste fiscal é uma primeira etapa do ajuste econômico que teremos que fazer para responder a uma mudança no cenário mundial, o fim do ciclo [de baixo preço] das commodities que nos ajudou (…). Tenho convicção de que o trabalhador brasileiro conseguirá sair vitorioso nesse novo cenário”, afirmou.

Corte ‘na carne
Na semana passada, Levy afirmou em audiência pública na Câmara dos Deputados que o ajuste nas contas públicas – pelo aumento de tributos e corte de gastos –, não vai atrapalhar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), e que o governo está cortando da “própria carne”.

Números do Tesouro Nacional divulgados no fim de abril mostram que as despesas totais do governo caíram 0,8% no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período do ano passado, para R$ 259,17 bilhões.

Neste ano, Levy admitiu que haverá retração do PIB. O governo acredita, até o momento, que a queda do PIB será de 0,9% neste ano. Para o mercado financeiro, a economia deverá ter um “encolhimento” de 1,1% em 2015, o maior em 25 anos. Em 2016, porém, os analistas acreditam que o PIB terá uma elevação de 1%.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.