Mercado tenta estimular ofertas mais flexíveis de ações

download (1)Os bancos de investimento e escritórios de advocacia, que trabalham na estruturação de ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês), estão se movimentando para levar à bolsa brasileira empresas de porte menor. A ideia é fazer isso por meio das chamadas ofertas com esforços restritos, mais flexíveis e que não precisam de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Entre as candidatas a fazer um IPO desse tipo está a Omega Energia Renovável, controlada pelo fundo de private equity Tarpon, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. A empresa deverá ser listada no Bovespa Mais, segmento de acesso da BM&FBovespa. A alternativa de emissão de ações via esforços restritos foi aberta no ano passado, quando a autarquia editou a instrução, mas, até o momento, nenhuma empresa se valeu dessa modalidade.

Além da Omega, a varejista de materiais de construção BR Home Centers e a Inbrands, dona de marcas como a Ellus, poderão optar por um uma emissão com esforços restritos no segmento de acesso da Bolsa, segundo fontes.

Na segunda-feira (06), a BR Home Centers pediu à CVM registro de companhia aberta na categoria A, que permite a emissão de qualquer valor mobiliário, inclusive ações. Segundo fontes, a empresa, fruto da fusão das redes Tend Tudo, de Goiás, e da Casa Show, do Rio de Janeiro, em 2010, poderá tentar a próxima janela de oportunidade para abertura de capital, entre os meses de setembro e outubro.

A oferta no âmbito da instrução 551 não necessita de prospecto e o coordenador líder só precisa informar a autarquia sobre a operação em até cinco dias úteis, que são contados a partir da primeira procura a potenciais investidores. Quanto menor o tempo para realizar as operações, maior a possibilidade de as companhias se aproveitarem das “janelas de oportunidade”, que podem se abrir ou fechar dependendo do humor dos mercados.

Além de prometer maior celeridade do processo, a possibilidade de ancoragem pelo braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o BNDESPar, que criou um fundo de R$ 1 bilhão para investir em ofertas de ações no Bovespa Mais, com a compra de até 20% dos papéis ofertados, também tem feito com que os bancos de investimento voltassem os olhos para ofertas no segmento de acesso. “O BNDESPar deve entrar em algumas ofertas, até para mostrar que a orientação estratégica está mais voltada para empresas menores e não mais para campeões nacionais”, disse um advogado que trabalha na estruturação dessas operações.

A próxima janela de oportunidade para IPOs é esperada com ansiedade pelo mercado, depois do sucesso da Par Corretora, o primeiro na bolsa brasileira em 2015 e que alcançou uma demanda por suas ações que superou em dez vezes o volume ofertado. Para o terceiro trimestre é aguardado o IPO da Caixa Seguridade e da resseguradora IRB Brasil Re. Além disso, a Infraero e a BR Distribuidora, da Petrobras, também poderão tentar acessar o mercado

Procurados, Omega Energia, BR Home Centers e Inbrands não comentaram.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.