ONU premia brasileiros por criação de óculos com sensor para cegos

1Estudantes universitários do Recife ganharam um prêmio da ONU para jovens empreendedores. Eles inventaram óculos para ajudar os cegos a desviar de obstáculos no caminho.

Estudantes universitários do Recife ganharam um prêmio da Organização das Nações Unidas para jovens empreendedores. Eles inventaram óculos para ajudar os cegos a desviar dos obstáculos que existem nas ruas.

“Sente aqui as hastes, os dois sensores de ultrassom estão bem aqui na frente e aqui em cima tem o botãozinho de ligar”, diz o estudante para um deficiente visual antes de usar o invento.

Um ano de muita pesquisa e de testes para que os óculos funcionassem do jeito que a pessoa com deficiência visual precisa. Quando o obstáculo está perto, o sinal de alerta é emitido. “Inicialmente eu até podia pensar ser um batente, alguma coisa na parte de baixo, mas como ele começou a vibrar ele transmitiu pra mim que tinha um obstáculo superior”, afirmou o auxiliar administrativo André Damião da Silva, após testar os óculos.

Os óculos foram criados para servir como complemento da bengala guia.

“A bengala nos ajuda muito na parte inferior, na parte do chão. Mas para cima, já houve muitos acidentes. Já aconteceu de eu abrir o supercilio na carroceria de um caminhão”, conta André Damião da Silva.

O projeto é de seis estudantes universitários de Pernambuco. O protótipo custou R$ 45. Os óculos receberam componentes eletrônicos nas lentes e um sensor de ultrassom capaz de identificar obstáculos a três metros de distância. Se tiver um poste, orelhão, galho de árvore no caminho, por exemplo, a haste dos óculos vibra e a pessoa pode desviar.

“No total, estamos com 276 pessoas que já testaram o protótipo e disseram, deram um feedback do que acharam e foi bastante interessante”, diz o estudante de computação Marcos Antônio da Penha, um dos inventores dos óculos.

Os óculos são bem leves, como os óculos comuns. Pelo peso, nem dá para perceber que tem tanto equipamento instalado nas lentes. A duração da bateria é uma preocupação. No modelo atual ela pode ser trocada. Mas uma outra que possa ser recarregada pela luz do sol está sendo desenvolvida.

A invenção ganhou o prêmio principal da ONU, a Organização das Nações Unidas, para jovens empreendedores. Concorreu com mais de 2 mil projetos do mundo inteiro. Mal saiu do forno e já está sendo aprimorado.

“Que ele seja bonito, que ele seja confortável e que ele consiga ser fabricado em grande escala para que possa entrar no mercado. Que vai ser a maior felicidade da gente ver alguém usando ele na rua”, afirma diz a estudante de psicologia Emily Schuller, uma das inventoras.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.