Para salvar orçamento, famílias migram para marcas mais baratas

1O orçamento apertou, os preços subiram e o bolso sentiu o impacto. A renda média real dos brasileiros (que considera a influência da inflação) encolheu 2,9% em junho deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo o IBGE. De acordo com o Dieese, no mesmo período, o preço da cesta básica subiu 3,61% na Região Metropolitana do Recife. Para fugir do endividamento facilitado por esse cenário, muitas famílias estão optando por abrir mão das marcas preferidas ou mais tradicionais para dar espaço para produtos que até então não atraiam muita atenção, porém com preços mais acessíveis.

Há cerca de três meses, esse tem sido o comportamento padrão da assistente social Catarina Araújo, 63 anos, na hora de fazer a feira mensal. “No começo do ano minha feira ficava em torno de R$ 1 mil. Estou conseguindo manter esse mesmo valor apenas trocando as marcas dos produtos e tendo mais cuidado para não estragar tanto”, detalha.

A feira abastece a família composta por três pessoas, que acabou descobrindo qualidade em alguns produtos que até então não entravam da dispensa. Os principais itens “trocados” foram os produtos de limpeza de forma geral e o arroz, o leite e o macarrão.

Para o analista financeiro e professor de finanças pessoais da Faculdade Boa Viagem (FBV), Roberto Ferreira, esse comportamento segue a premissa básica para manter o orçamento familiar longe do vermelho: não gastar além do que se ganha. “O consumidor precisa ter prioridades na hora das compras. Se você realmente faz questão de continuar consumindo uma marca, então procure onde pode conseguir o mesmo produto pelo melhor preço – que hoje é muito fácil com a ajuda da internet – e economize em outros itens. Planejar e pedir descontos também ajudam”, recomenda Ferreira. “É preciso seguir os quatro ‘Ps’’ das finanças pessoais: prioridade, pesquisa, planejamento e pechincha”, complementa.

Mesmo com uma mudança de comportamento imposta pelo cenário econômico –e não fruto de um consumo mais consciente – o professor do departamento de psicologia social da PUC-SP Hélio Roberto Deliberador acredita em uma perspectiva positiva do atual cenário. “A crise faz com que o povo fique menos fiel a marcas, trazendo um lado positivo mais focado na qualidade do produto e do serviço. O acesso ao consumo de certa forma era uma ilusão que os governos acabaram promovendo. Talvez agora as pessoas comecem a prestar mais atenção no que é mais essencial”, acredita.

É o caso do analista de inteligência Pedro Victor Santos, 23. “Antes eu ia sempre no mesmo restaurante de comida japonesa, considerado um dos melhores. De uns três meses para cá comecei a mudar, a procurar outras opções principalmente no subúrbio, e acabei descobrindo muitos lugares mais em conta e de boa qualidade”, diz. O comportamento se reproduz principalmente nos gastos com lazer, substituindo cervejas importadas por marcas nacionais, por exemplo.

Mas abrir mão de determinadas marcas – que podem representar um padrão de qualidade mais alto – não é tão fácil para todo mundo. “Vivemos uma década de grande estímulo ao consumo que foi compatível com a realidade da renda das famílias, que perceberam que poderiam passar consumir produtos melhores. Mas ninguém gosta de recuar. Por isso, ao perceber que a renda da família não sustenta mais um certo padrão, membros que não estavam no mercado de trabalho passaram a procurar um emprego para tentar continuar consumindo igual”, observa o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.