Quase 27 anos depois, Teliana Pereira conquista um WTA para o Brasil na Colômbia

11º de maio de 1988. No Dia do Trabalhador, a gaúcha Niege Dias conquistava o WTA de Barcelona ao vencer a argentina Betina Fulco por duplo 6-3. Quase 27 anos depois, uma pernambucana quebrou o tabu e colocou novamente o tênis feminino no mapa dos títulos. Neste domingo (19), com parciais de 7-6 (2) e 6-1, Teliana Pereira derrotou a cazaque Yaroslava Shvedova e levantou, pela primeira vez na carreira, o título do WTA de Bogotá, na Colômbia.

Com a vitória, a pernambucana alcançará a melhor posição da carreira a partir desta segunda (20), com a atualização do ranking da WTA. Teliana ultrapassará 49 oponentes, saindo da 130º posição para a 81ª, seis lugares à frente da sua melhor marca, de outubro de 2013.

O caminho na Colômbia foi rodeado de grandes resultados. Logo na primeira rodada, a pernambucana despachou Francesca Schiavone, número 70 do mundo e que foi campeã de Roland Garros em 2010. Logo depois, venceu Mandy Minella e Lourdes Lino para pegar a cabeça de chave 1 do torneio e 27ª do ranking mundial, a ucraniana Eliva Svitolina. Sem sentir a pressão, venceu mais uma vez sem perder sets (não foi derrotada em um único set sequer no torneio inteiro) para chegar a primeira final da carreira. E a começar a fazer história para o Brasil.

O JOGO

O começo do primeiro set foi maluco, com quatro quebras de serviço nos oito games iniciais. Teliana começou bem, abrindo 2-0 com facilidade. Shvedova, porém, se acertou no jogo e ganhou quatro parciais em sequência para fazer 4-2. Em mais uma reviravolta, a pernambucana devolveu a quebra e virou novamente, para 5-4. Com serviços mais firmes, as duas confirmaram os saques até o fim e foram para o tiebreak. Lá, a brasileira foi simplesmente perfeita, fechando em 7-2 com ampla facilidade.

A tranquilidade para fechar o tiebreak de Teliana abalou a cazaque. Totalmente fora da partida, a europeia começou a jogar bolas fáceis para fora. Sem perder a concentração com o mau momento da adversária, a pernambucana abriu 5-0 no set final. Sacando, a brasileira chegou a ter um match point, mas ficou nervosa e desperdiçou, deixando Shvelova fazer o seu único game da parcial. Logo depois, porém, Teliana Pereira quebrou a cazaque pela quarta vez seguida e jogou a raquete para cima. Depois de quase 27 anos, temos mais uma campeã brasileira no tênis.

Na cerimônia de premiação, as lágrimas, assim que lhe entregaram o inédito troféu, foram inevitáveis. “Hoje é o dia mais especial da minha vida. Ano passado, passei por um momento muito difícil na carreira, quando me machuquei e passei o final de 2014 sem jogar. Assim que voltei, botei na cabeça que, todos os dias, teria que dar o meu melhor. Queria agradecer ao meu irmão e técnico, Renato Pereira. Sem ele, nada disso seria possível. Quando estou jogando e o vejo do lado de fora, sinto uma coisa muito especial. Passei uma semana incrível aqui em Bogotá”, afirmou a pernambucana.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.