Radar ajudará nas previsões de chuvas fortes no Estado

1Pleiteada desde a instalação da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), em 2011, para melhorar as previsões de chuva no Estado, a aquisição de um radar meteorológico está se concretizando. No dia 29 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec) homologou licitação internacional para produção do equipamento. A empresa alemã Selex Es GMBH ganhou a concorrência e tem prazo de 390 dias para instalar o radar em Chã Grande, na Zona da Mata, mas estima-se que ele esteja pronto em meados de 2016. Os recursos, de R$ 10,6 milhões, são provenientes do Banco Mundial.

Hoje, o Estado dispõe de três tipos de previsões climáticas, feitas com base em dados colhidos por meio de estações meteorológicas, agrometeorológicas, pluviômetros e antenas receptoras. A primeira, para até 72 horas, utiliza modelos matemáticos – calculando dados como temperatura, pressão e vento nas últimas 12 horas. A segunda, via imagens de satélites, tem alcance de 24 horas. E há a previsão mais imediata, feita com base na observação da chuva. A precisão do radar fica entre esta última e a penúltima camada.

“Ele dá informações precisas de onde e quanto vai chover, mas num prazo de apenas duas horas, que é pequeno para desocupação de áreas de difícil acesso, mas suficiente para alertas numa região metropolitana, onde as pessoas podem inclusive programar seus deslocamentos”, salienta o presidente da Apac, Marcelo Asfora.

Para ele, o equipamento não chega atrasado. “É a continuidade de um plano de monitoramento que vem sendo aprimorado. Na estruturação de uma rede sempre se foca em prioridades, mas uma boa rede de terra não substitui o radar. Tudo é somatório.” O aparelho cobrirá o Grande Recife, Zona da Mata Norte e Sul, Agreste e parte do Sertão.

Mas todo o Estado estará coberto, pois há outro equipamento já instalado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo Asfora, o governo federal escolheu o local porque é estratégico na rede montada nacionalmente, pois alcança parte da Bahia. Assim, como Chã Grande foi escolhido por ser de fácil acesso, ter energia e segurança.

“O Cemaden teve várias dificuldades nas licitações e isso também pesou no processo daqui. Aprendemos com os problemas deles, como a reposição de peças. No nosso contrato esse serviço já está incluso por dois anos”, registra Asfora. Também estão no contrato as obras físicas de instalação, fornecimento e implantação dos sistemas de processamento e treinamentos. “E não há dinheiro novo nessa aquisição, Pirapama é a contrapartida do Estado ao Banco Mundial”, salienta Asfora.

A Apac também está adquirindo 20 novas estações meteorológicas. “Tínhamos 37 estações antigas, das quais 12 foram substituídas em 2014. Agora vamos trocar outras e alcançar novas regiões”, diz o gerente de meteorologia e mudanças climáticas do órgão, Patrice Oliveira. “Mais estações representam mais informações e isso facilita na elaboração de modelos matemáticos.”

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.