Recife registra 20 vezes mais casos confirmados de dengue em 2015

1Neste ano, o Recife registrou 15.168 casos confirmados de dengue até o dia 14 de novembro. No mesmo período do ano passado, a Secretaria de Saúde da cidade registrou 693 casos confirmados. Os números representam um aumento de mais de 20 vezes de um ano para o outro. Para lidar com o crescimento da doença no município, a prefeitura anunciou nesta sexta-feira (27) um mutirão envolvendo todas as secretarias.

O número de casos confirmados na cidade ainda pode aumentar. Ao todo, foram notificados 25.219 casos, o que representa um aumento de 838,2% no número de notificações – foram 2.688 no mesmo período de 2014. Foram confirmadas no município três mortes em decorrência de dengue, duas em maio, nos bairros da Imbiribeira e Guabiraba, e uma em abril, na Cohab.

A reunião desta sexta reuniu todos os secretários municipais do Recife, que discutiram o novo esquema de combate ao mosquito da dengue. A partir de agora, a prefeitura vai usar equipes, material e carros de todas as secretarias para combater o Aedes aegypti, que também transmite zika vírus e chikungunya – desta última, foram notificados 190 casos suspeitos na cidade em 2015.

Os mutirões começam no sábado (28), pelo bairro do Ibura, na Zona Sul da capital. “Existe uma preocupação mais recente com a provável ligação do vírus zika com a microcefalia, que exige uma ação de todos os brasileiros. As pessoas precisam ver onde tem água parada para combater o mosquito, pois cada vez o que ele transmite é mais grave”, afirma o prefeito Geraldo Julio.

O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde traz o registro de 97 casos suspeitos de microcefalia no Recife. Um levantamento da prefeitura mostra que o bairro do Ibura conta com oito registros da má-formação, enquanto Várzea e Cohab tem sete cada um. Em todo o estado, são 487 casos.

O prefeito aponta que o Recife ainda aguarda a liberação de recursos do Ministério da Saúde para poder contratar mais 300 agentes de endemias temporários – o Recife conta com aproximadamente 600. “Tem toda uma logística, insumos, equipamentos de proteção individual que precisam ser disponibilizado”, detalha Geraldo Julio.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, o Aedes aegypti pode causar quatro tipos diferentes de dengue, além de doenças como zika e chikungunya. O maior risco à população está nas próprias residências, já que mais de 80% dos focos do mosquito estão nos reservatórios utilizados pelas pessoas para armazenar água para consumo em casa. “É preciso estar atento a fissuras em caixas d’água e checar vasilhames e calhas”, explica Correia.

Caso haja febre alta, manchas vermelhas e dores no corpo, a orientação da Secretaria de Saúde do Recife é procurar o posto de saúde mais próximo de casa. O posto é a porta de entrada para que o paciente seja diagnosticado e encaminhado a um hospital para aprofundar o tratamento.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.