Regulamentação da PEC das domésticas deve ser votada quarta (6)

1O Senado deve votar nesta quara-feira (6) a regulamentação da PEC das Domésticas. A análise do texto começou nesta terça (5), mas, por falta de acordo, os senadores optaram pelo adiamento.

A decisão de adiar foi tomada após reunião do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com os líderes partidários Ronaldo Caiado (DEM-GO), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Humberto Costa (PT-PE), Delcídio do Amaral (PT-MS). Além deles, estiveram presentes na reunião os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Álvaro Dias (PSDB-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), relator do projeto antes de o texto ser enviado para a Câmara, e Ana Amélia (PP-RS), relatora do substituto da Câmara que deve ser votado amanhã.

Entre os pontos sem acordo entre os senadores está a contribuição previdenciária dos empregadores: de acordo com o texto aprovado na Câmara, o percentual pago pelo empregador ao INSS deve ser de 12%, mas o relatório da senadora Ana Amélia prevê o percentual de 8%. Outro ponto é a multa de FGTS para os casos de demissão sem justa causa: no texto aprovado pelos deputados, o valor é de 40%, assim como no caso das empresas. A relatora, entretanto, propõe a criação de um fundo, com depósitos mensais de 3,2%.

O senador Romero Jucá, que foi relator do projeto aprovado no Senado antes de ser enviado para análise da Câmara dos Deputados, negou que haja impasse entre os líderes.

“Nós vamos começar a discutir hoje a proposta, que é uma proposta complexa. Alguns líderes pediram que a gente pudesse discutir hoje, mas votar amanhã, para dar prazo para que alguns senadores e senadoras possam conhecer melhor a proposta”, afirmou.

O senador Lindbergh Farias afirmou que pediu mais tempo para a votação. “A gente pediu tempo porque tem uma preocupação de que nós estejamos retirando direitos dos trabalhadores. […] A regra da CLT é clara: se você demitir sem justa causa, [deve pagar] 40% do FGTS para o trabalhador. Na verdade, o relatório retira isso. Passa a haver uma contribuição mês a mês”, afirmou.

Após a reunião, Lindbergh Farias disse que quer manter o percentual da multa. “A gente quer manter a multa de 40% do FGTS para todo trabalhador demitido sem justa causa. […] Eu acho possível que a gente chegue a um acordo amanhã. Se não chegarmos, vamos votar”, disse.

Conta
Após a entrevista de Farias, jornalistas questionaram o senador Romero Jucá sobre se a criação do fundo para pagamento escalonado da multa de FGTS estaria tirando direitos dos trabalhadores. Exaltado, Jucá afirmou que quem diz isso “ou não sabe fazer conta ou não sabe ler o texto” e que os direitos dos trabalhadores estão garantidos.

“De forma nenhuma [retira direitos]. Pelo contrário. O que nós estamos fazendo: nós estamos diminuindo a cobrança do INSS do empregador [de 12% para 8%] para o governo e estamos, com esses 4% que estão sendo diminuídos, diferindo o FGTS da multa. Ou seja, todo mês a multa do FGTS de demissão sem justa causa será depositada em uma conta vinculada, garantindo que o empregado doméstico vai receber os 40% da multa”, disse Jucá.

“Está muito claro, os direitos dos trabalhadores estão garantidos. Agora, o governo está tendo uma pequena perda. Entre o governo ter perda e a família brasileira, o empregador ter perda, quem tem que ter perda é o governo”, disse o peemedebista.

Jucá explicou que a proposta de criar o fundo pretende evitar que demissões sem justa causa sejam resolvidas na Justiça “ou na polícia”. Para ele, é preciso “acabar com a vitimização do trabalhador doméstico e com a denúncia vazia para que o empregador não tenha que pagar os 40% do FGTS de uma vez só.”

“Normalmente, a relação de trabalho do empregado doméstico e da família é de confiança. A família não faz provisão de fundo de garantia, de demissão, não é uma empresa. A renda da família não cresce, então nós temos que dar algo suportável para as famílias. Nós estamos garantindo os 40%, mas fazendo um depósito mês a mês para não ter amanhã uma disputa”, disse.

Jucá afirmou que, nos casos de demissão por justa causa, o recurso do fundo arrecadado será devolvido integralmente ao empregador.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.