Sabesp terá que reduzir retirada de água do Cantareira em novembro

1Em novembro, a Sabesp terá que reduzir drasticamente o volume de água retirado do sistema Cantareira e enviado para a Grande São Paulo. A decisão saiu na tarde desta sexta-feira (31) em um acordo entre o DAEE, departamento estadual, e a ANA (Agência Nacional de Águas).

 A ideia é fazer com que, entre os meses de setembro e novembro, a Sabesp reduza continuamente a quantidade de água retirada do maior sistema de abastecimento da Grande São Paulo e corre o risco de entrar em colapso, diante da atual seca. O objetivo é proteger o manancial.

Nesta semana, a Sabesp havia conseguido a autorização de ampliar em agosto a captação no Cantareira dos atuais 13,5 mil litros por segundo para 14,5 mil litros por segundo. O aumento foi pedido pela estatal de saneamento para que se possa dar alívio ao sistema Alto Tietê, que abastece a porção leste da região metropolitana, e que teve sua captação aumentada ao longo da crise hídrica. O Alto Tietê tem 18,3% de sua capacidade e vem perdendo volume de água continuamente.

Esse aumento de captação ocorreu depois que a Sabesp admitiu a possibilidade de atrasar mais uma vez a principal obra da empresa neste ano. A ligação para levar água da represa do Rio Grande para o sistema Alto Tietê chegou a ser prometida para maio. Há um mês, a estimativa de entrega era setembro. Mas nesta semana, a Sabesp admitiu a possibilidade de entregar a obra apenas em outubro.

Na decisão de hoje, ficou decidido que a Sabesp terá que reduzir em 31% a captação de água entre os meses de agosto e novembro. Em novembro, a captação deverá chegar a 10 mil litros por segundo. Em sua forma atual, o sistema, que tem capacidade de captar e distribuir 33 mil litros de água por segundo, nunca chegou a uma captação tão baixa.

Caso essa decisão se mantenha até novembro, ou a Sabesp terá que retirar água de outros reservatórios para suprir a parte da região metropolitana, hoje abastecida pelo sistema Cantareira, ou tenderá a aumentar a falta de água nesses lugares.

A empresa declarou em nota que irá cumprir as determinações dos órgãos reguladores. A reportagem apurou, no entanto, que a Sabesp espera que até novembro, com a entrega de obras e a melhora do regime de chuvas, consiga renegociar o limite de captação.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.