Secretário de Justiça e Direitos Humanos lista medidas para amenizar crise carcerária

PoApós a rebelião desta segunda-feira (19) no Complexo Prisional do Curado e ao mesmo tempo em que acontecem motins no mesmo local e também no presídio Barreto Campelo, em Itamaracá, nesta terça (20), o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, reuniu a imprensa para anunciar as medidas que a secretaria tomará para amenizar a situação. Situação esta que Eurico julga como controlada.

Segundo o secretário, serão contratados, em caráter de urgência, 20 advogados para tratar dos casos de presos que já deveriam estar em liberdade condicional, seguindo a reivindicação de celeridade judicial dos detentos. Entretanto, o afastamento do juiz Luiz Rocha, outro pedido dos presos, não vai acontecer. De acordo com o secretário, não existem irregularidades registradas no trabalho do magistrado.

Pedro Eurico se reuniu na manhã desta terça-feira com uma comissão formada por dez internos do Complexo do Curado e formalizou a pauta de ações. Além dos advogados, um galpão será liberado para melhorar o acesso das famílias à unidade prisional, câmeras serão instaladas na área externa para acompanhar a entrada dos visitantes e um processo administrativo será aberto para apurar possíveis irregularidades cometidas por funcionários públicos – como agentes penitenciários e policiais – envolvidos em atos de violência e corrupção.

Seguindo com as melhorias no sistema penal, Pedro Eurico prometeu aumentar a qualidade da comida, com revisão do cardápio e melhoria dos produtos fornecidos pelas empresas. Além disso, ainda garantiu a contratação de empresas para concluir obras de construção dos presídios de Tacaimbó e Santa Cruz do Capibaribe no prazo de 90 dias, sem comprometer a reforma do Complexo do Curado, Cotel e a construção de novas unidades como de Araçoiaba e Itaquitinga.

Sobre os facões observadas em fotos e vídeos nas últimas semanas, Pedro Eurico confirmou que avistou presos portando armas na visita que fez nesta terça-feira ao presídio, inclusive com detentos não se intimidando ou escondendo o armamento na presença do secretário, mas afirmou que não admite tal comportamento e que vai dar continuidade ao cronograma de revistas nas unidades prisionais. Durante a coletiva, o secretário ainda confirmou a morte do interno Mário Antônio da Silva, de 52 anos, que foi decapitado na manhã desta terça-feira em nova rebelião no Complexo.

Perguntado sobre o uso de celulares nos presídios, Eurico também confirmou a utilização dos aparelhos e disse que os bloqueadores de sinal foram comprados, em um investimento da ordem de R$ 1,7 milhão, mas que não sabe onde eles estão sendo usados. Entretanto, o secretário disse que as ligações telefônicas dos presos poderiam ser rastreadas pela inteligência da polícia para investigações criminais.

Por fim, o secretário disse ainda que haverá a apuração da morte do sargento e do detento mortos na última terça-feira, o cronograma de visitas deste fim de semana está mantido e até sexta-feira se reunirá com o Tribunal de Justiça para tratar e implementar medidas conjuntas para agilização de processos penais.

 Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.