Serra Talhada é palco de debate sobre diversidade na arte

1O seminário Arte na diversidade: Ética e Estética foi iniciado na manhã desta sexta-feira (27), em Serra Talhada (PE), integrando a programação do IX Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais. A mesa de abertura contou com o poeta, repentista e cantador de Antônio Cardoso (BA), Mestre Bule Bule, o escritor e pesquisador de literatura fantástica de Campina Grande (PB) Bráulio Tavares e a presidenta da Fundação Casa de Rui Barbosa, Lia Calabre.
O mediador do debate, o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, lembrou que o seminário faz parte do programa Cultura e Pensamento e destacou a importância simbólica de ele ser realizado no Sertão do Pajeú pernambucano e dentro de um evento como o IX Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais.
“A gente tem uma proposta muito clara de fazer do Cultura e Pensamento um encontro de saberes que consiga refletir a diversidade dos saberes acadêmico, de fora da academia, das culturas populares, das culturas indígenas, colocá-los dentro de uma mesma plataforma e expor toda a complexidade do pensamento cultural brasileiro”, introduziu.
Mestre Bule Bule abriu sua exposição tocando viola e entoando versos enredados pelo refrão “O sertão melhorou tanto que nem parece sertão”. Perguntado sobre como definiria este encontro de saberes populares, Bule Bule foi direto. “É tudo aquilo que o Brasil sempre fez sem ser oficial. Se hoje você encontra em cada canto do Brasil um mestre que é de relevância para trazer para este evento, é porque eles continuaram fazendo seu trabalho desde que começaram, não pararam. Agora está sendo oficial”, disse.
O escritor Bráulio Tavares destacou que a região do Sertão do Pajeú é muito rica historicamente por ser uma das fontes do Cangaço e a terra natal e de atuação intensa do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião. “Só isso já nos coloca algo crucial da cultura brasileira, que é a revolta rural, a revolta do homem nordestino, cantada e decantada por Glauber Rocha em Deus e O Diabo na Terra do Sol”, disse.

Do ponto de vista das expressões da cultura, Tavares lembrou que a região tem uma produção de pensamento intensa de cantadores, cordelistas e poetas populares há quase 100 anos. “O brasileiro pensa o Brasil de manhã, de tarde e de noite. Não tem assunto que preocupe mais o brasileiro do que o Brasil. E é isso que a gente precisa refletir nas nossas telas, na imprensa, no mercado editorial, no mercado fonográfico, em todos os lugares”, afirmou. “Sabemos o que a academia, as lideranças políticas, os grandes escritores como Guimaraes Rosa, Gilberto Freire, Euclides da Cunha e outros falam sobre o Brasil. Mas o brasileiro da rua teoriza o Brasil de todas as maneiras possíveis”, disse.
O seminário Arte na diversidade: Ética e Estética continua neste sábado (28), com mais duas mesas. Confira a programação ao final da matéria.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participaria, nesta sexta-feira, de roda de conversa com artistas, gestores e fazedores de cultura durante o IX Encontro Nacional de Culturas Populares e Tradicionais. A ida do ministro, no entanto, foi cancelada por falta de condições de pouso em Serra Talhada.
  Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.