S&P coloca Petrobras em perspectiva negativa

1A agência de risco Standard & Poor’s (S&P) informou nesta segunda-feira (23) que decidiu manter a nota de crédito da Petrobras para “BBB-“, o último degrau para a empresa ser considerada segura para investimento. Porém, a agência colocou a empresa em perspectiva negativa, ante estável na avaliação anterior.

A agência também rebaixou o perfil de crédito individual da Petrobras de “bb” para “b+”, ressaltando que o corte não afeta na nota de crédito.

A avaliação de risco é um sistema de nota desenvolvido por agências de análise de riscos para alertar os investidores de todo o mundo sobre os perigos do mercado ou da empresa que eles escolhem para aplicar seu dinheiro. Entenda como funciona.

A S&P disse que espera um fluxo de caixa enfraquecido nos próximos resultados da Petrobras, motovado pela restrição da empresa ao financiamento internacional e da recente desvalorização do real. A agência também apontou investigações de corrupção como causas de uma expectativa por resultados fracos da empresa.

Em nota, a agência apontou como motivo para a mudança da perspectiva para “negativa” o fato de que “as investigações de corrupção em curso não só dificultaram o financiamento do plano de investimento da Petrobras, mas também enfraqueceram o crédito de seus contratantes”.  A S&P acrescentou que as turbulências “retardaram a construção das plataformas de petróleo para aumentar a produção.”

“Esperamos que os fluxos de caixa possam se deteriorar ainda mais a partir de passivos potenciais decorrentes de as ações coletivas movidas contra a empresa nos EUA, embora os montantes e os termos desses passivos permaneçam incertos”, diz a agência.

A Petrobras é alvo de ação judicial nos Estados Unidos, pois tem papéis negociados na bolsa de Nova York. Em uma ação ajuizada em dezembro, alega-se que Petrobras “fez declarações falsas e enganosas por desvirtuar os fatos e não divulgar a cultura de corrupção na empresa, que consistia em um esquema multibilionário de lavagem de dinheiro e suborno incorporado na empresa desde 2006.”

Também nesta segunda, a S&P manteve em “BBB-“, com perspectiva estável, a nota de crédito de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira. Portanto, o Brasil também está no mais baixo dentro do grau de investimento.

A agência também rebaixou a nota da Sete Brasil, empresa de sondas de águas ultraprofundas e parceira da Petrobras, de “B-” para “calote seletivo” (“SD”). Segundo a agência, o rebaixamento foi motivado depois que a empresa deixou de pagar uma dívida de US$ 250 milhões devida ao banco britânico Standard Chartered, que entrou com um pedido ao Fundo Garantidor da Construção Naval (FGCN), gerido pela Caixa, de resgate de garantias (pagamento antecipado) do empréstimo.

Grau especulativo
A Moody’s foi a primeira das três grandes agências de risco a rebaixar a nota de crédito corporativo da Petrobras para grau especulativo. Além da S&P, a empresa ainda tem grau de investimento pela agência Fitch.

No mês passado, a Moody’s rebaixou todas as notas de crédito da Petrobras. A nota de risco da dívida foi rebaixada de Baa3 para Ba2, e a empresa passou a ter grau especulativo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.