Voo Recife-Cabo Verde deve contemplar 18 mil passageiros por ano

1Cinco de junho. A partir dessa data, Recife terá seu sexto voo internacional em atividade. Depois de Lisboa, Frankfurt, Miami, Cidade do Panamá e Buenos Aires, a cidade de Praia, em Cabo Verde, vai levar até 174 passageiros em um Boeing 737-800 para o continente africano. A duração do voo é de 3h30. País insular, Cabo Verde está a uma hora da costa ocidental da África. Praia servirá também como conexão a Lisboa, Paris e Amsterdã, disputados destinos europeus. “Em um primeiro momento, sabemos que o acesso a esses países será o carro-chefe da operação. Mas vamos trabalhar pra que o público veja Cabo Verde como o destino turístico que ele é”, comenta José Luis Sá, representante da Transportes Aéreos Cabo Verde (TACV) no Brasil, em evento de lançamento do voo nesta quarta-feira.

Do ponto de vista do turismo, o novo voo tem um ganho bilateral. Ao mesmo tempo em que se coloca como mais uma opção de viagem ao pernambucano, abre-se também uma porta de entrada ao turista estrangeiro. “Em 2014, recebemos 150 mil de visitantes do exterior no estado, ultrapassando Salvador”, comemora Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Para além do setor turístico, a concretização do voo é positivo sob o viés econômico. “Queremos estabelecer relações comerciais profícuas com Cabo Verde. Temos todo um mercado a explorar”, acredita Thiago Norões, secretário de Desenvolvimento Econômico. O fato de o país ser uma democracia estável e sem conflitos étnicos impulsiona esse imbricamento.

A consolidação do trecho Recife-Cabo Verde é sonho antigo. Há cerca de dois anos, a parceria vem sendo desenvolvida. O deputado estadual Diogo Moraes foi um dos ensusiastas. “Além do ganho nos setores turístico e econômico, esse voo proporciona um estreitamento entre duas culturas similares, tendo não só o português como idioma em comum, como a beleza natural”. Conjunto de dez ilhas, sendo nove delas habitadas, a República de Cabo Verde é considerada o Caribe da África. Possui uma população de cerca de 500 mil habitantes. Sua cadeia turística já está estabelecida, devida ao fluxo constante de turistas europeus no arquipélago. A localização geográfica é seu diferencial: está a 3h20 de Lisboa, 5h30 de Paris e 6h30 de Amsterdã.

O voo saindo do Recife será aos sábados, à 00h30, com previsão de chegada em Praia, às 6h30, considerando o fuso horário. O voo do regresso partirá de Praia nas sextas-feiras, às 20h30, aterrissando na capital pernambucana às 22h20. A busca de passagens online aponta para bilhetes em torno de U$ 980, já com as taxas. A expectativa é a de que uma média de 11 a 18 mil passageiros voem anualmente, entre embarcados e desembarcados. Se a estratégia sair a contento, a ideia é ampliar a regularidade dos dias e horários. “Não só queremos aumentar essa frequência, como temos planos de voar pra outras capitais do Nordeste”, garante José Luis. Em tempo: a TACV voa para Fortaleza há 14 anos, um número expressivo considerando os 50 anos de atividade da companhia caboverdiana.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.