Detran-PE muda ordem das provas no pátio de exames e gera polêmica

1O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) promoveu novas mudanças no exame prático de direção, exigindo atenção dos candidatos à primeira habilitação. Desde esta segunda-feira (23/5), o órgão inverteu a ordem das provas, colocando o desafio da baliza (estacionamento do veículo) em primeiro lugar no teste. A mudança pegou candidatos e auto-escolas de surpresa e, por isso, gerou muitas críticas. A baliza é um dos procedimentos mais temidos pelos futuros motoristas e, junto com a rampa, uma das etapas que mais reprovam.

“Soube da novidade quando cheguei ao Detran para fazer o teste. Achei péssimo e um desrespeito com todos, alunos e instrutores das auto-escolas. Ninguém sabia da mudança. Acho que o Detran tinha obrigação de ter avisado a todos com antecedência. Já chegamos ansiosos, com medo de errar. Qualquer alteração amplia esse medo. Acho injusto com os candidatos, até porque pagamos caro por tudo isso. E, quando erramos, temos que pagar de novo”, criticou Luciana Sá, uma das candidatas à primeira habilitação que esperava no órgão.

em mesmo os Centros de Formação de Condutores (CFCs) estavam bem orientados sobre a alteração. “Soube da mudança porque vi alguns testes sendo realizados no pátio. De fato, deveriam ter informado com antecedência, embora não ache que prejudique o teste. O candidato já sabia que iria enfrentar a baliza de toda forma. A diferença é que ela virá primeiro”, afirmou Manoel Ferreira de Souza, proprietário de três CFCs.

Agora, o candidato à primeira habilitação enfrenta a baliza assim que entra no veículo. Depois passa pelo primeiro ciclista (de quem tem que manter uma distância de 1,5 metro), faz o circuito de sinalização de trânsito (com semáforos e faixas de pedestre), passa pelo segundo ciclista para só então enfrentar a garagem e, por último, a rampa. “Essa foi a melhor parte, na minha opinião. Com a inversão do sentido, a área para a descida dos veículos na rampa ficou maior, diminuindo os riscos de acidentes. Era exatamente nessa fase, que exige aceleração, que os alunos perdiam o controle do veículo”, ponderou Manoel Ferreira.

O Detran-PE faz a defesa da mudança. Argumenta que a alteração teve como objetivo aprimorar a avaliação dos candidatos para contribuir com uma melhor formação dos futuros motoristas. “Psicologicamente, acreditamos que é melhor para o aluno enfrentar o seu maior medo no teste, que é a baliza. Passando dessa etapa, ele fica mais tranquilo para as fases seguintes. Pode, inclusive, fazer as manobras com mais calma e prestar mais atenção no circuito de trânsito sinalizado”, argumentou o presidente do órgão, Charles Ribeiro.

O presidente explicou que trazer a baliza para a primeira prova do teste prático faz parte de um conjunto de ações que o órgão vem adotando para melhorar a avaliação dos candidatos. “O nosso objetivo é forçar os CFCs a formar cada vez melhor os alunos e, assim, com uma avaliação criteriosa e rigorosa, colocar motoristas mais preparados nas ruas. A troca dos veículos usados nos testes é um exemplo. Agora usamos veículos Gol, refrigerados, com direção hidráulica e equipados com leitor de biometria, câmeras de alta definição, tablets, microfones e sensores telemétricos”, disse Charles Ribeiro.

A troca dos veículos usados nos testes – de Fiat Uno para Gol – foi alvo de muitas críticas dos candidatos. “Eu, assim como várias pessoas, tive que pagar mais R$ 50 para que minha filha tivesse uma hora de aula num Gol porque a marcha é diferente do Uno, carro no qual ela fez as aulas. E só soubemos disso aqui”, criticou Edilene Batista. A mudança no circuito de testes está sendo feita em todos os 16 pátios de exames do Detran no Estado.

Fonte: JC ONline

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.