Eleições 2016-Recife: Geraldo tem 61% das intenções de votos válidos e João Paulo 39%, diz IPMN/JC

candidatos-recifeCandidato à reeleição no Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) se manteve na liderança na segunda pesquisa de intenções de voto do segundo turno realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, em parceria com o Jornal do Commercio e com o Portal Leia Já. O socialista tem 61% das intenções de votos válidos, sem contabilizar aqueles que querem votar brancos e nulos, um pequeno aumento dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais em relação aos 60,2% da semana passada. O ex-prefeito João Paulo (PT) manteve os 39% do levantamento anterior.

“Essa regularidade a favor do prefeito ocorre desde a segunda pesquisa IPMN/JC ainda no primeiro turno”, lembrou o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em entrevista ao Jornal do Commercio.“Esses dados devem se repetir nas próximas pesquisas.

Há uma expectativa que o prefeito vença com uma diferença de 200 mil votos. A diferença final dos votos pode ser até maior”, previu Oliveira.

O cientista político reforçou que o petista não deve reverter o quadro nas urnas. “Devido à estabilidade das pesquisas uma virada de João Paulo seria o imponderável do imponderável”, disse ao JC.

Intenções de votos

O levantamento da expectativa de votos válidos é feita de acordo com a pesquisa estimulada. Nela, os dois candidatos também mantiveram os resultados da semana passada, com uma queda para ambos dentro da margem de erro. Geraldo Julio agora aparece com 49% das intenções de votos, caindo em relação aos 50,9% da pesquisa anterior. João Paulo tinha 33,6% e agora ficou com 31%.

Por outro lado, as intenções de votos brancos e nulos aumentou de 11,9% para 14%. O número dos que não sabem ou não responderam também cresceu, passando de 3,7% para 5%.

Geraldo bate João Paulo em todas as faixas etárias, de renda e de educação. O petista vence, no entanto, entre os que têm nível de escolaridade da 4ª a 7ª série do ensino fundamental, em que aparece com 44% das intenções de votos e o seu adversário com 35%.

Daniel Coelho não aparece mais

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados previamente os nomes dos candidatos, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), terceiro colocado no primeiro turno, não foi mais citado, como na pesquisa realizada há uma semana.

Geraldo Julio ficou com 49% das intenções de voto, uma leve queda em relação aos 49,5% do levantamento anterior. João Paulo agora tem 31% caindo em relação à última pesquisa, que o apontou com 32,5%.

Também cresceram os percentuais de entrevistados que afirmaram que vão votar branco ou nulo – de 12,5% para 14% – e dos que não sabem ou não responderam – de 5,4% para 6%.

O IPMN ouviu 816 eleitores do Recife nos dias 20 e 21 de outubro. O nível de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-07679/2016.

Fonte: Blog de Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.