Governo deve anunciar proposta de Orçamento para 2017 na segunda-feira

1O governo deve apresentar a proposta para o Orçamento de 2017 na próxima segunda (22), afirmou nesta sexta-feira (19) o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O prazo limite para envio do texto ao Congresso é 31 de agosto.

Meirelles disse que o projeto já seguirá as regras da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) do teto de gastos, que tramita no Congresso. A emenda, que limita o crescimento dos gastos do governo à inflação do ano anterior, foi uma das primeiras medidas econômicas anunciadas pelo governo interino, logo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff.

O mecanismo não pode ser aplicado, no entanto, às despesas mínimas com saúde e educação, que são fixadas de acordo com a evolução das receitas da União.

“No caso das despesas totais, vamos mandar uma proposta de Orçamento que já leva em conta a proposta de emenda constitucional que limita o crescimento dos gastos públicos federais até no máximo a inflação do ano anterior. No entanto, em relação aos gastos com saúde e educação, sujeitos a outra vinculação constitucional, um piso, evidentemente vamos atender os termos fixados atualmente”, disse.

O ministro da Fazenda disse contar com a aprovação da PEC até o final do ano, conforme previsão apresentada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Meirelles concedeu entrevista após reunião com o presidente interino Michel Temer e outros líderes políticos do atual governo.

Participação tucana

Dias depois do jantar no Palácio do Jaburu em que o presidente interino, Michel Temer, decidiu ampliar a participação do PSDB nas decisões de sua gestão, o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), participaram do reunião em São Paulo.

Questionado se a presença dos parlamentares tucanos já significava participação do PSDB nas definições econômicas do governo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que ambos não participaram do encontro representando o partido. “O senador Aloysio veio como líder do governo no Senado”, disse. O ministro não justificou, no entanto, a presença do deputado do partido.

O deputado Carlos Sampaio disse à Folha que esteve no encontro “apenas acompanhando” o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem teve compromissos em São Paulo. Durante o encontro, o presidente interino Michel Temer sugeriu que sua equipe econômica faça uma rodada de conversas com as bancadas dos partidos da base aliada na Câmara e no Senado par garantir a aprovação da proposta de teto para os gastos públicos.

Também estiveram no encontro os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Dyogo Oliveira (Planejamento), Geddel Vieira Lima (Governo), o secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimento (PPI), Moreira Franco, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Rose de Freitas (PMDB-ES) e o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE).

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.