Grávida do ES tem morte cerebral e é mantida viva para salvar bebê

Grávida tem morte cerebral e médicos tentam salvar bebê (Foto: Arquivo Pessoal)Médicos de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, tentam, com a ajuda de aparelhos, manter vivo o bebê de Rosiele Ferreira Onofre Pires, de 17 anos, que morreu no dia 3 de julho, vítima de um aneurisma cerebral.

Rosiele, que era do interior de Mantenópolis, sentiu fortes dores na nuca e na cabeça e foi levada a um hospital de Colatina , com aneurisma cerebral.

No entanto, após quase 30 dias de morte cerebral ela ainda está gerando um bebê. A jovem está com 28 semanas de gestação.

Segundo a tia de Rosiele, Eliandra de Jesus Miranda, era uma gravidez de risco. Meses antes de engravidar novamente, ela tinha sofrido um aborto. O bebê ainda está com menos de um quilo.

“Os médicos estão se esforçando para tentar salvar a vida da criança. Eles não quiseram desligar o aparelho para que a gestação seguisse em frente. No hospital disseram que vão prolongar enquanto puder, eles falam que o bebê está bem”, afirma.

A tia também comentou sobre o sentimento da família: a tristeza de perder Rosiele e a felicidade de que podem ter daqui a algumas semanas com o nascimento de Vitória Manoela.

“Para a gente é complicado saber que algúem da família que a gente gosta está ali e não pode tirar por causa da criança. E saber que quando tirar a criança não vai ter mais jeito, a única coisa que vai ser feita é sepultar a mãe. Todos os dias a família está indo ao hospital e na hora que eu cheguei, a criança estava dando pulos dentro da barriga”, contou.

Eliandra disse ainda que a menina vai se chamar Vitória por causa desse processo. “Minha sobrinha era tudo de bom, alegre, feliz, brincava com todo mundo e tratava todo mundo bem. Apesar de ser uma menina simples e sem recurso para nada, ela era feliz. Ela falou que quando ganhasse o neném queria ficar aqui em casa. Por enquanto o nénem vai ficar aqui, ainda não preparamos o lugar, mas rapidinho a gente consegue organizar”, completou a tia.

Gestação de risco
Uma obstreta que não quis ser identificada disse que a gestação ainda pode ser considerada de risco por ser um bebê que irá nascer de forma prematura. É preciso esperar amadurecer o pulmão do feto para realizar a cesariana.

“Se ela teve morte cerebral é preciso manter o batimento cardíaco para continuar nutrindo o bebê, porque o sangue continua passando pelo bebê. É preciso esperar a maturidade fetal entre a 28ª a 32ª semana para realizar a cesariana”, disse.

O hospital não quis se manifestar sobre o caso para preservar o tratamento da paciente.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.