IPMN/JC: Geraldo pode de vencer no 1º turno

A três dias do pleito municipal o cenário eleitoral sugere que a capital pernambucana pode reeleger o prefeito Geraldo Julio (PSB) já no primeiro turno. Isso porque, segundo o quarto levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, o pessebista amplia mais uma vez o percentual de intenções de voto e seu principal adversário fica estagnado. Na última rodada Geraldo figurava com 33% e agora tem 38% da preferência do recifense, enquanto o ex-prefeito e candidato pelo PT, João Paulo permanece com os mesmos 25% divulgados no sábado (24).
Na terceira posição vem o postulante do PSDB, Daniel Coelho que sobe dois pontos e tem agora 14% das intenções. Já a prefeiturável do DEM, Priscila Krause sofre nova oscilação para baixo. Ela que chegou a ter 4,4%, caiu para 3% e aparece com 2% nesta mostra. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.

Para o coordenador da pesquisa e cientista político, Adriano Oliveira, “o resultado sugere que existe a forte possibilidade de a eleição findar no primeiro turno. No caso, o prefeito Geraldo Julio é eleito. Por quê? Há estabilidade do candidato João Paulo, mostrando que o PT tem teto. Em segundo lugar, a variação positiva de Daniel Coelho, ressaltando que essa variação ocorreu do eleitorado de Priscila Krause e também da manutenção da aprovação da sua (Geraldo) gestão. Ou seja, o prefeito continua bem avaliado e, consequentemente, essa boa avaliação está sendo apresentada e tendo consequências na sua intenção de voto. Portanto, agora e está claro que o prefeito Geraldo Julio está a um passo de ganhar no primeiro turno. Essa é a expectativa”.
O estudioso avalia que mesmo a porcentagem de Geraldo Julio não aparecendo na pesquisa, neste momento, com mais de 50% das intenções de voto a vitória estaria consolidada pelo desejo de continuidade. “O que é muito claro é que existe um desejo de continuidade predominando. As estratégias dele (prefeito) estão funcionando, isso está mostrado claramente na pesquisa, porque ele conseguiu convencer cerca de 40% dos eleitores sobre a tese da continuidade”, opinou.
Outro fator que de acordo com Oliveira está corroborando para uma possível vitória de Geraldo no primeiro turno é a diminuição dos indecisos e o voto útil que pode ser a opção de alguns eleitores. “A diminuição considerável dos indecisos para 19% significa que os outros candidatos não têm espaço para crescimento e que o voto útil possa existir, o que pode ajudar na vitória no primeiro turno”, acrescentou.
Edilson Silva do  PSOL permanece na quinta colocação, porém caiu de 2% no último sábado para 1%. Já Carlos Augusto (PV) que obteve 1% no levantamento anterior, desta vez não pontuou, assim como Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO).
Espontânea – No questionário espontâneo, quando os entrevistados do IPMN escolhem seus candidatos sem citação de nomes, a liderança de Geraldo Julio também se mantém. Instados a responder se a eleição fosse hoje em quem você votaria, 36% dos recifenses escolheram o atual prefeito da cidade, ante os 32% divulgados na última amostragem. O petista João Paulo que foi citado por 24%, desta vez foi lembrado por 23% dos eleitores. Daniel Coelho havia sido mencionado por 11% e hoje é lembrado por 13%. Priscila permaneceu nos 2%. Edilson Silva também continuou sendo citado por 1% dos entrevistados. O total de branco, nenhum, nulo e não soube ou não respondeu totaliza 25%.
Votos Válidos – O IPMN voltou a apresentar nesta quarta rodada, os votos válidos, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos. Neste panorama a situação de Geraldo Julio é ainda mais confortável, pois ele aparece com 47%.  João Paulo tem 41%, Daniel 18%, Priscila 2%, Edilson e Carlos Augusto 1%, cada.
Os eleitores 816 recifenses foram ouvidos pelo IPMN nos dias 27 e 28 de setembro. O levantamento foi registrado no dia 23 de setembro, junto a justiça eleitoral, sob o número PE-04817/2016.
Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.