Lei contra desmanche ilegal de carros será regulamentada em PE

1Dois anos depois de ser sancionada pelo governo federal, a Lei 12.977, que disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores no Brasil, finalmente será regulamentada em Pernambuco. No próximo mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) publicará uma portaria para estabelecer os parâmetros da chamada ‘Lei do Desmonte’ no estado. Com ela, a ideia é reduzir o número de roubos e furtos de carros e impedir que peças sejam vendidas irregularmente e alimentem um mercado paralelo.

A lei foi adotada em poucos estados brasileiros, como Rio Grande do Norte e São Paulo.  Ao exigir cadastramento de empresas para liberar a atividade, o Detran paulista, por exemplo, conseguiu reduzir em 11% o número de furtos de veículos e em 26% a quantidade de roubos de carros, em cinco meses de fiscalização. Em São Paulo, somente metade das mais de 1.200 empresas do ramo estavam em situação ilegal.

Os dados foram discutidos durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambucox (Alepe), na semana passada. Para regulamentar a Lei do Desmonte no estado, o Detran-PE vem realizando algumas ações. O presidente do órgão, Charles Ribeiro, informou que um levantamento desse mercado, incluindo lojas e desmanches de autopeças, já está sendo realizado. Segundo ele, a portaria será publica em meio aos eventos do ‘Maio Amarelo’, que incentiva ações por um trânsito melhor em todo o país.

Para Ribeiro, é preciso educar a população sobre os perigos que a aquisição de peças de veículos desmontados pode oferecer. A audiência teve foco no reforço da segurança no trânsito e na diminuição dos acidentes.

Ele explica que quando o veículo é desmontado sob as normas legais, todas as peças retiradas são numeradas e cadastradas para que não haja qualquer dúvida sobre a sua origem. Ele ressalta que lojas de de ferro-velho devem se habilitar para ingressar em uma nova fase de mercado legal.

Ribeiro ressaltou ainda que, será publicado edital com o objetivo de contratar os serviços para credenciar as lojas, para que as mesmas possam comercializar peças dos veículos desmontados em todo o estado de Pernambuco.

Além do impacto na criminalidade, a legislação tem outros alvos. A ideia, segundo o Detran-PE, é aumentar a arrecadação de impostos em Pernambuco. Os estabelecimentos deverão ser registrados pela Secretaria da Fazenda. Há, ainda, a questão ambiental.

As peças, conforme a lei, os veículos precisam passar por descontaminação para depois serem enviados para o desmonte. Assim, é possível até diminuir a quantidade de focos de mosquito Aedes aegypti, que são encontrados normalmente em carcaças de carros amontoadas na frente de lojas e desmanche de carros.

A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) encara a legislação como um marco para o setor. Em 2013, cerca de 470 mil veículos foram roubados ou furtados no Brasil.

Menos da metade deles, 234 mil, acabou sendo recuperada. Do total de veículos que não são recuperados, a maior parte tem como destino os desmanches ilegais, de acordo com estimativas da entidade.

Fonte: G1

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.