Maior instância judicial francesa examina proibição do burquíni

Proibição do burquíni em várias praias francesas gerou críticas (Foto: Reuters)A proibição do burquíni em várias praias francesas, muito criticada na França e no exterior, será examinada nesta quinta-feira (25) pela mais alta instância administrativa do país, o Conselho de Estado, que se pronunciará na sexta-feira a este respeito.

Os três juízes que compõem o organismo devem se pronunciar na sexta às 15h (10h de Brasília) sobre este último episódio incluído no recorrente debate sobre o lugar do Islã na França e fixar um marco legal sobre o uso desta vestimenta.

Os juízes vão analisar a queixa apresentada pela Liga de Direitos Humanos (LDH) e pelo Coletivo contra a Islamofobia (CCIF), que recorreram ao Conselho após mais um decreto municipal contra o burquíni em uma localidade da Riviera Francesa (sudeste).

Esta região decidiu proibi-lo somando-se a várias outras cidades costeiras francesas em respeito “aos bons costumes e ao laicismo”.

O decreto em questão não utilizava o termo “burquíni”, mas se referia a esta vestimenta de banho islâmica que cobre o corpo do cabelo aos tornozelos.

No entanto, na realidade, são os decretos municipais aplicados em várias cidades da França que estão em jogo.

O presidente francês, François Hollande, fez um apelo nesta quinta-feira para que os franceses não cedam à “provocação” nem à “estigmatização”, sem se pronunciar diretamente sobre a questão.

Já duas ministras condenaram as proibições, indo contra a posição do chefe de governo, Manuel Valls.

“A proliferação das interdições não é bem-vinda”, afirmou a ministra da Educação, Najat Vallaud-Belkacem, seguida pela ministra da Saúde, Marisol Touraine, que disse temer uma “estigmatização perigosa para a coesão de nosso país”.

O primeiro-ministro francês, que apoiou publicamente os prefeitos que haviam proibido o burquíni em nome da preservação da ordem pública, declarou na manhã desta quinta-feira aos meios de comunicação BFMTV e RCM que “tudo o que possa se apresentar como uma estigmatização, uma vontade de ir contra o Islã, é evidentemente condenável”.

“Não estamos em guerra contra o Islã”, insistiu Valls, ressaltando que a República “protegerá” os muçulmanos “contra as discriminações” que possam sofrer.

Apesar disso, considerou que “o burquíni é um símbolo de proselitismo religioso que aprisiona a mulher”.

Em suas declarações à rádio Europe 1, a ministra Najat Vallaud-Belkacem ressaltou que se trata de uma derivação política que “libera o discurso racista”.

“Estas ordens não são uma derivação”, discordou Valls. “Estas ordens foram emitidas em nome da ordem pública”, acrescentou.

A controvérsia voltou à tona nesta semana depois que uma mulher de 34 anos que não usava o burquíni, mas um véu, uma túnica e uma calça legging na praia, foi multada e obrigada a tirar a túnica.

Agora o Conselho de Estado tem a última palavra sobre se os municípios têm o direito de utilizar a polícia nestes casos para “garantir a ordem, a segurança e a saúde pública”.

O Conselho de Estado, acostumado a debates sensíveis, raramente se reuniu em uma atmosfera tão febril.

Na quarta-feira, o Conselho Francês da Fé Muçulmana (CFCM) informou sobre as “fortes emoções e preocupação” dos muçulmanos na França.

Nada proíbe, a princípio, os prefeitos da França de restringir as liberdades fundamentais para preservar a ordem pública, mas suas ações devem ser “proporcionais”.

O texto proibindo a vestimenta foi validado por um tribunal administrativo local, que considerou a proibição “necessária, adaptada e proporcional” para evitar problemas de ordem pública após os últimos atentados na França, entre eles o de Nice em 14 de julho, que deixou 86 mortos.

A justiça local disse que este tipo de vestimenta podia “ser encarada como um desafio ou uma provocação exacerbando as tensões já presentes entre a população”.

Esta nova norma “contribui para legitimar os que encaram os franceses muçulmanos como um corpo estrangeiro, externo à nação”, havia afirmado a Liga em meados de agosto.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.